A Prefeitura de Coronel Fabriciano emitiu um comunicado com orientações à população de como se portar neste contexto de muitos casos de síndrome gripal (Influenza) registrados nos últimos dias. O comunicado ressalta que o município está preparado para suportar o aumento do número de casos, mas deixou o alerta sobre os cuidados que precisam ser tomados pela população.
Segundo a Secretaria de Governança da Saúde do município, houve um aumento na procura por atendimento médico no Hospital Dr. José Maria Morais, na UPA 24h e nas Unidades Básicas de Saúde, sendo que a grande maioria dos casos é de Síndrome Gripal. Apesar do aumento da procura por atendimentos, a secretaria indica que o município consegue suportar a situação, como aconteceu nos piores momentos da pandemia de covid-19.
Ainda de acordo com o comunicado, especialistas dizem que a disseminação está ligada ao relaxamento das medidas contra a covid-19, como o não uso de máscaras e aglomerações. Para evitar a disseminação, é importante o uso de máscara, manter o distanciamento social, higienizar as mãos com frequência, alimentar-se bem, fazer hidratação, não compartilhar itens de uso pessoal, com toalhas, copos, talheres e travesseiros.
Sobre os sintomas, é orientado que a pessoa que sentir algum deles mantenha a calma e controle a febre, mas os sintomas podem durar até seis dias. Caso o quadro se agrave é necessário procurar uma Unidade Básica de Saúde ou a UPA 24h (fora do horário comercial ou final de semana) para receber a orientação médica.
A vacinação Influenza está disponível nas UBS’s de Coronel Fabriciano, por isso a secretaria orienta que a população procure o mais rápido possível uma unidade de saúde para se vacinar. Ela é indicada para todos acima de seis meses de idade. Conforme nova nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), quem tomou a segunda ou terceira dose contra covid não precisa aguardar 15 dias para tomar a vacina contra a Influenza.