CORONEL FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, prepara um conjunto de investimentos para ampliar e modernizar a rede municipal de saúde a partir de 2026. As ações abrangem desde a atenção básica até serviços de média e alta complexidade, com foco na ampliação do acesso, melhoria da estrutura e qualificação do atendimento à população.
Atualmente, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município já contam com equipes multiprofissionais, formadas por farmacêuticos, psicólogos e nutricionistas, fortalecendo o cuidado integral aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Outro avanço importante é a implantação do prontuário eletrônico, que garante mais agilidade no atendimento, integração entre os serviços e maior segurança das informações dos pacientes. Na área de promoção da saúde e qualidade de vida, o Programa Mexa-se se destaca como uma das principais iniciativas do município. A ação atua em 19 polos distribuídos pela cidade, com acompanhamento de profissionais de educação física, nutricionistas e psicólogos, incentivando hábitos saudáveis e o cuidado com a saúde física e mental da população.
A atenção especializada também passou por melhorias significativas. O Núcleo Especializado em Programas de Saúde (NEPS) e o Centro de Especialidades (CEPS), que antes funcionavam em um local considerado insalubre, agora operam no Centro de Especialidades Médicas (CEM), oferecendo mais conforto e dignidade aos usuários. O CEM reúne mais de 25 especialidades médicas, além de exames de imagem, como ultrassonografia e raio-x. A unidade também conta com atendimento em cardiologia, serviços de telemedicina para especialidades não ofertadas localmente e convênios para consultas especializadas. Está prevista, ainda, a implantação de um tomógrafo, que irá ampliar a capacidade diagnóstica do município.
Outro avanço importante é a implantação de um Posto Avançado de Coleta de Sangue do Hemominas no CEM, que irá beneficiar não apenas Coronel Fabriciano, mas toda a região do entorno. Na área de urgência e emergência, os investimentos também são expressivos. O Hospital Dr. José Maria de Morais terá a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ampliada de 10 para 20 leitos. A unidade é referência em cirurgias de emergência e eletivas e registra números recordes de procedimentos realizados. A maternidade do hospital também se destaca pela estrutura completa, que inclui polo do cartório para registro civil e sala de vacinação para os recém-nascidos.
Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Coronel Fabriciano amplia o acesso aos serviços de urgência, atendendo principalmente moradores dos bairros Santa Cruz, Caladinho e regiões adjacentes.
Recursos da Bacia do Rio Doce impulsionarão novos projetos
Os investimentos na saúde municipal serão fortalecidos com os recursos da Repactuação da Bacia do Rio Doce, que deve destinar cerca de R$ 24 milhões a Coronel Fabriciano. Com esse montante, estão previstas reformas em todas as Unidades Básicas de Saúde e a construção de quatro novas UBS nos bairros Serra Azul, Santa Terezinha, Melo Viana e Córrego Alto. Também estão programadas a construção do CAPS Infantil, do Centro de Atenção ao Espectro Autista e de um novo Centro de Controle de Zoonoses.
Para o secretário de Governança da Saúde e vice-prefeito de Coronel Fabriciano, Ricardo Cacau, os avanços refletem a transformação vivida pela saúde pública do município nos últimos anos. “No passado, tínhamos um sofrimento muito grande de atendimentos da saúde, rede de urgência e emergência, uma atenção básica precária e a gente evoluiu muito nos últimos anos. Tudo isso prova que vamos evoluir ainda mais na saúde de Coronel Fabriciano”, destacou.







