A Prefeitura de Caratinga divulgou nesta segunda-feira (7) que irá realizar dragagem no Rio Jacutinga e nos córregos do Mono e Vai-e-volta. As obras começarão no mês de abril e têm o objetivo de aumentar a fluidez das águas, evitando que a população seja atingida no período de chuvas.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, coronel José Carlos de Souza, o prefeito de Caratinga vem adotando medidas para melhorar a qualidade de vida da população. “Nesses últimos meses fomos assolados por cheias intensas em todo o município, e o distrito de São João da Jacutinga sofreu com as cheias do Rio Jacutinga e córrego do Mono e Vai-e-volta. Então, diante dessa situação, o governo resolveu entrar com um pedido de dispensa de outorga, visando ao desassoreamento do rio e córregos citados”, disse.
O processo de dragagem consiste em remover, por meio de equipamentos conhecidos como dragas, parte do leito de rios e canais, para que se tornem mais fundos. O assoreamento acontece devido à deposição de sedimentos.
“Essa medida se faz necessária, uma vez que os cursos d’água estão bastante assoreados, em virtude do carregamento de materiais, ocasionados por essas chuvas intensas nesse último verão. Nós esperamos reduzir os danos ocasionados pelas cheias e permitir que a água tenha maior fluidez, e não atinja mais a população”, afirmou o coronel José Carlos.