ALPERCATA – A Prefeitura de Alpercata ajuizou uma ação na Justiça contra a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). De acordo com comunicado feito nessa terça-feira (16), o Governo Municipal justifica a medida como necessária devido a constante falta de abastecimento de água em Alpercata. Na ação judicial, o Município também solicitou em caráter de urgência que a estatal normalize o abastecimento de água em todas as regiões de Alpercata.
Na tarde desta terça-feira (16), o juiz Marcelo Carlos Cândido, da 3ª Vara Cível da Comarca de Governador Valadares, concedeu a liminar. O juiz determina que em 24 horas, a Copasa restabeleça integralmente o abastecimento de água em todas as regiões do município de Alpercata. Sob pena de multa diária de R$ 50 mil.
De acordo com a decisão judicial, em caso de atraso no restabelecimento do serviço, a Copasa deverá contratar serviços de caminhões-pipa para o abastecimento da população.
O que diz a Copasa
Por meio de nota, a Copasa informou que “o fornecimento de água no município vem sendo comprometido em razão das ocorrências constantes de falta de energia elétrica por parte da concessionária responsável. Uma vez que as unidades que compõem o sistema de abastecimento de água necessitam da energia elétrica para o seu correto funcionamento”.
A autarquia também destacou que “o sistema de abastecimento de água depende da recuperação dos reservatórios e caixas d’água para a sua completa normalização. E isso demanda mais tempo em função da necessidade de acúmulo do volume de água necessário para que seja realizado o bombeamento. Especialmente para as regiões mais altas”.
Por fim, a Copasa informou que os técnicos seguem monitorando a situação no município, a fim de tomar as medidas operacionais necessárias para a normalização do abastecimento. Além disso, caminhões-pipa estão sendo disponibilizados para diminuir os impactos causados pelo desabastecimento.
Canal de comunicação para a população
A Copasa orienta os clientes que estiverem com seus imóveis desabastecidos, que se registrem nos canais de atendimento da empresa. Após isso, as ocorrências serão avaliadas caso a caso e as medidas necessárias serão tomadas.
Os clientes podem falar com a Copasa pelos telefones 115 ou 0800 0300 115; pelo aplicativo Copasa Digital; pelo site www.copasa.com.br, com funcionamento 24 horas por dia. Ou então pelo WhatsApp da Copasa, (31) 9 9770-7000. O aplicativo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
No mais, a Copasa esclarece que ainda não recebeu notificação sobre a referida ação judicial por parte do município.