Em períodos de chuva, as bocas de lobo são responsáveis pela absorção das águas, por isso a limpeza dessas estruturas é essencial para garantir o perfeito escoamento das águas pluviais e impedir que os resíduos sejam levados para os ramais e galerias, provocando os temidos alagamentos.
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), conta com dois caminhões hidrojato e um caminhão carroceria, que atuam em várias partes para garantir a desobstrução das bocas de lobo em Governador Valadares.
Só para se ter uma ideia, diariamente são retirados dois metros cúbicos de resíduos das bocas de lobo, com os trabalhos de desobstrução dessas estruturas na cidade.
Um dos caminhões hidrojato atende aos bairros atingidos por enchentes. Inclusive, nesta semana, os trabalhos estão sendo realizados na Ilha dos Araújos. Assim que o serviço for concluído, o caminhão segue para o bairro São Pedro.
O outro caminhão hidrojato, juntamente com o caminhão carroceria, fica por conta dos demais pontos da cidade. Nesta semana, eles percorrem o centro da cidade.
Além de garantir um bom funcionamento do sistema de drenagem pluvial das ruas da cidade, a limpeza e a desobstrução das bocas de lobo são fundamentais para evitar inundações, que, além de causar transtornos, prejudicam à saúde pública.
Vale lembrar que, tão importante quanto a limpeza é a colaboração da população em não jogar lixo nas vias públicas e respeitar os horários de coleta, o que também contribui para a não proliferação de doenças.