Candidatos que não são elegíveis para isenção precisam pagar taxa de R$ 85,00
Termina hoje o prazo para os candidatos não isentos pagarem a taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A taxa é de R$ 85,00, e deve ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), que deve ser gerada na página do participante.
Para conferir se deve pagar a taxa, basta que o candidato acesse a página e verifique se consta a informação de inscrição confirmada. Caso o candidato tenha sido isento, essa informação aparecerá de forma clara no sistema. Do contrário, aparecerá a opção de gerar a guia de pagamento.
Isenção automática
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, por meio de nota oficial, que vai garantir a gratuidade da taxa de inscrição a todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais do Enem, mesmo sem o pedido formal dos inscritos.
A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem digital. Ela também se aplica aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência.
Quem teve isenção da taxa?
Ficaram isentos da taxa de inscrição do Enem em 2020 os candidatos que atenderam a um dos seguintes critérios:
- Estar cursando a última série do ensino médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.
- Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio.
- Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; além de ter renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.