BRASÍLIA – O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda de 2024 teve início na manhã desta sexta-feira (15), segundo a Receita Federal. O prazo é referente ao ano-calendário de 2023. Dessa forma, os contribuintes já podem iniciar o processo de submissão de suas declarações.
Para aqueles que optarem pela praticidade da declaração pré-preenchida, o processo é simples: basta acessar o programa e autenticar a conta gov.br nos níveis ouro ou prata. Entretanto, é importante ressaltar a necessidade de conferir minuciosamente todas as informações antes do envio do documento.
José Carlos da Fonseca, supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, destaca a importância da verificação dos dados. “Mesmo que o contribuinte opte por utilizar a pré-preenchida, é de fundamental importância que ele faça a conferência das informações com o comprovante de rendimentos e outros documentos por ele guardados. As informações não recuperadas pela pré-preenchida devem ser complementadas pelo declarante”, afirma o supervisor.
Para os que desejam realizar a declaração do IR 2024 através de smartphones, é necessário baixar uma nova versão do aplicativo “Meu Imposto de Renda”. Em caso de dúvidas sobre a obrigatoriedade de declarar, os contribuintes podem recorrer ao assistente virtual da Receita Federal, conhecido como “Pergunte ao Léo”.