Alunos do segundo ano do ensino fundamental do Colégio Sesc de Valadares tiveram a iniciativa de escrever uma carta pedindo para que a praça em frente à escola fosse reformada. O prefeito de Valadares, André Merlo, atendeu ao pedido e vai transformar a área degradada.
A revitalização começou nessa quarta-feira (31). O local ganhou cerca de mil mudas de mini camará amarelo; mini camará branco; azulzinha e hera roxa crespa. O plantio contou com a participação de aproximadamente 20 alunos da turma do segundo ano do Sesc, bem como professores e direção da escola, a paisagista e bióloga da empresa prestadora de serviço da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), Patrícia Chartone, e a equipe da Secretaria.
Sofia Rodrigues, de 7 anos, estava orgulhosa por ter colaborado não só com a estética da praça, mas, principalmente, com o meio ambiente: “Gostamos demais dessa pracinha; viemos aqui para brincar, e às vezes temos aula aqui também. Por isso, resolvemos cuidar dela; primeiro ajudamos a plantar a grama e hoje, as plantinhas. Ela vai ficar linda quando estiver pronta, e vamos continuar mantendo-a assim”.
“Estamos ensinando para eles sobre a importância de preservar a natureza, de cuidar das plantas e do meio ambiente. E como essa praça é o xodó deles, então resolveram pedir que o prefeito a revitalizasse. E não acreditamos quando vimos que o pedido foi atendido. Como estamos trabalhando sobre esse tema, trouxemos um jardineiro para bater um papo com eles, plantinhas para eles cuidarem, fotos, e realizamos várias atividades com o intuito de colocar em prática o que ensinamos para eles dentro de sala de aula”, explicou a professora Alessandra Fidélis.
Já Valentina Lopes Arruda contou o que aprendeu com as orientações passadas pelo profissional da jardinagem. “ É importante regarmos as plantinhas, mas sem colocar água demais nem de menos, terra, adubo e, principalmente, dar muito carinho para elas. E não podemos esquecer de conversar com elas também”, afirmou ela.
“Esta é a primeira de muitas praças a serem reformadas no município. É um legado que vamos deixar para as próximas gerações. Nesse caso, a reforma vai contar com bancos coloridos, acessibilidade, espaços para cães e muito mais. É um legado que vai beneficiar toda a população”, contou o diretor do Departamento de Limpeza Urbana, Álvaro Barroso.