A partir de hoje, segunda-feira (25), a “Profilaxia Pré-Exposição ao HIV” (PrEP), uma combinação de medicamentos para prevenir o HIV, estará disponível gratuitamente às pessoas que sejam candidatas ao uso em Governador Valadares. O medicamento é voltado para as populações-chave, formadas por pessoas que têm maiores riscos de ser infectadas pelo HIV. A distribuição da medicação será feita mediante assistência e acompanhamento realizado pela equipe multidisciplinar do Centro de Referência em Atenção Especial à Saúde Dr. Ladislau Salles (CRASE), que recebeu treinamento para realizar todo trabalho.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali, Valadares é uma das 10 cidades mineiras que passam a contar com a entrega desse medicamento preventivo, que é repassado pelo Ministério da Saúde. “A gente fez as adaptações no CRAS e as melhorias que precisavam ser feitas para começar a distribuição desse medicamento”, disse.
Para as pessoas que desejam fazer o uso do medicamento, é necessário comparecer ao CRAS da cidade, que fica na rua Osvaldo Cruz, no bairro Esplanada, e fazer o cadastramento. Depois a pessoa deverá passar por uma triagem e uma série de exames.
O que é a PrEP?
É uma das muitas formas de prevenir a infecção causada pelo vírus HIV, compondo o que é chamado de prevenção combinada, mas não é capaz de proteger de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). A nova estratégia de prevenção vai funcionar da seguinte forma: o Governo do Estado fornece a medicação e o Município fica responsável pela assistência ao usuário, que consiste na avaliação da indicação do uso e acompanhamento clínico-laboratorial. Assim, o indivíduo que tiver indicação de uso tomará diariamente um comprimido, que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um “possível” contato sexual de risco para o HIV.
De acordo com o médico João Paulo Rigueira, o medicamento é eficaz na prevenção contra o vírus HIV, mas não dispensa o uso do preservativo, pois não é capaz de proteger de outras infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, clamídia, gonorreia, hepatites B e C e HPV, por exemplo.
A distribuição da Profilaxia Pré-Exposição contra o HIV no município de Governador Valadares foi destaque no Programa Balanço Geral da TV leste. Assista à reportagem completa neste link.