A população em situação de rua começou a ser imunizada em Governador Valadares contra o novo coronavírus. A tarde de terça-feira (22) foi de vacinação no Abrigo Noturno de Valadares. A equipe do Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vacinou aproximadamente 30 pessoas com a primeira dose do imunizante. Moradores abrigados no Centro Pop e no Abrigo Noturno também receberam a primeira dose. Até o momento,142 pessoas em situação de rua foram vacinadas em Valadares.
Na quarta-feira (23), o procedimento continuou na Missão Vida – Núcleo de Governador Valadares, onde mais 51 pessoas foram vacinadas. Importante ressaltar que todas elas fazem parte do grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização (PNI), que prevê que pessoas em situação de rua, de 18 a 59 anos, sejam imunizadas. A ação contou ainda com a presença do promotor Randal Bianchini.
Para a pastora Geórgia Almeida, diretora da Missão Vida, este momento traz mais tranquilidade e segurança para os trabalhos internos da instituição. “Hoje é dia de festa, uma forma de nos ajudar na nossa rotina e de resgatar a autoestima dessas pessoas, de valorizá-las”, disse ela.
Enes Lindemberg de Souza Santos foi um dos vacinados e reconhece a importância da ação. “Eu me sinto privilegiado. A vacinação está tão difícil em todo o Brasil e essa bênção chegou a mim”, exclamou.