Policlínica é adaptada para tratamento de pacientes com covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) precisou tomar uma medida emergencial no Hospital Municipal, na noite de quarta-feira (17). Transferiu pacientes de leitos clínicos para outro espaço na Policlínica, na rua São João, possibilitando a abertura de espaço para 25 leitos clínicos para tratamento de pacientes com covid-19.

A secretária de Saúde, Carol Sangali, explicou como será o atendimento a partir de agora e orientou pessoas que estão sentindo sintomas leves a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. A Policlínica deve ser a opção só em casos de extrema necessidade.

“Onde fica o Centro Covid, na parte de baixo da Policlínica, chegaram 28 pacientes que utilizam oxigênio. Nesse cenário, a gente precisava pensar em uma estratégia. Ontem à noite (17), a Secretaria, juntamente como a direção clínica do Hospital Municipal, tomou a decisão de transferir esses pacientes para a parte de cima da Policlínica, desocupando uma área. Hoje (18) já começa a transferir esses pacientes para essa área. Foi uma ação emergencial, e o local é seguro e não tem contato com outros pacientes com covid”, explicou.

Quem passa pela rua São João deve ter observado uma tenda e algumas faixas zebradas, separando setores da Policlínica. Carol explicou que a tenda montada será para uma espécie de “triagem” de pacientes que chegam ao local com sintomas de covid. “Essa tenda foi montada para realizar um tipo de triagem, para direcionar o paciente, dependendo de cada situação”, explicou.

A secretária de Saúde continua orientando pessoas que não apresentam sintomas graves de covid a procurarem as Unidades Básicas de Saúde, para desafogar o atendimento na Policlínica Central e evitar contágio, devido a aglomerações.

“É importante que a população entenda que ela deve procurar o atendimento precoce. Ou seja, se apresentar qualquer sintoma de gripe, deve procurar o médico em uma Unidade Básica de Saúde do seu bairro e iniciar um acompanhamento. Caso essa pessoa apresente um desconforto respiratório maior, que busque imediatamente a Policlínica. Uma pessoa com sintomas leves indo à Policlínica pode correr o risco de se contaminar. Portanto, deixe para ir buscar atendimento na Policlínica quando realmente precisar”, ressaltou Carol.

Com a explosão de casos de covid-19 no Brasil, alguns estados já sinalizam a falta de medicamentos e estoque de oxigênio para os pacientes internados. Em Valadares a situação ainda é normal, mas a secretária não descarta a chance de se agravar.

“Neste presente momento não existe falta de medicamentos ou oxigênio, mas a gente teme que isso aconteça, e essa possibilidade não está descartada, porque é uma sinalização no Brasil inteiro”, alertou.

Vacinação

A vacinação contra a covid-19 avança em Governador Valadares para um novo público nesta quinta-feira (18). Os idosos com 76 anos já estão recebendo a primeira dose. De acordo com Carol, nova remessa de vacinas deve chegar nesta sexta-feira (19).

“A vacinação continua normalmente. O estado sinalizou uma nova remessa de doses para esta sexta-feira (19). Mas enquanto a gente não souber a quantidade exata, não pode informar como será a próxima etapa de vacinação”, concluiu a secretária.

Até agora, 13.827 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 em Governador Valadares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM