Viaturas de Machacalis, Nanuque, Carlos Chagas e o helicóptero de Governador Valadares ajudam a localizar o grupo que se esconde em um matagal
Um grupo de criminosos fortemente armados, que planejavam roubar a agência de um banco em Águas Formosas, está sendo procurado pela Polícia Militar (PM). De acordo com os militares, nessa quinta-feira (23), eles se depararam com um acampamento de grupo, próximo à cidade, com 6 pessoas armadas. Elas se preparavam para roubar um banco, mas, ao perceber a presença da PM, o grupo fugiu para uma mata com fuzis de calibre 762.
Os militares que atenderam a ocorrência contaram ter ouvido disparos de arma de fogo nas proximidades do rio Pampam. Então ao se aproximarem do local, os policiais perceberam uma pessoa conversando em aparelho celular. Durante a perseguição houve troca de tiros e um dos suspeitos foi morto. Um homem, de 23 anos, foi preso e um adolescente, de 17 anos, apreendido. De acordo com informações da PM, outros quatro suspeitos ainda estão foragidos.
Grupo se preparava para explodir caixas eletrônicos
A PM informou que no acampamento cerca de 7 homens utilizavam coletes a prova de bala, roupas escuras e bala clava. O grupo estava armado com fuzis, com poder de fogo de derrubar aeronaves. Por isso, viaturas de Machacalis, Nanuque, Carlos Chagas e o helicóptero de Governador Valadares foram auxiliar nas buscas.
Com a presença dos militares no acampamento, o grupo se dispersou e durante a fuga dois homens caíram num barranco e foram abordados. De acordo com os militares, a dupla abordada tentou agredir os policiais com chutes, tentando se esquivar da prisão. Os policiais precisaram fazer uso de força física para contê-los.
Um dos homens abordados, segundo a PM, possui passagens por crimes de tráfico de drogas, uso e consumo de drogas, ameaça, denunciação caluniosa, entre outros, além de figurar como suspeito de homicídio. O outro, um adolescente, contou que os autores que fugiram para a mata estavam armados com três fuzis e que o armamento havia chegado de Belo Horizonte.
Ainda segundo a polícia, o adolescente relatou que a Organização Criminosa (Orcrim), da qual ele integra, faz parte da facção do Primeiro Comando da Capital (PCC) e planejava dominar a cidade de Águas Formosas à meia-noite desta sexta-feira (23), com apoio de outros criminosos que viriam de Belo Horizonte. O obejtivo do grupo era explodir caixas eletrônicos de agência bancária. Além disso, também planejava assassinar rivais da facção que atuam na cidade.
Polícia segue em busca de outros integrantes do grupo criminoso
Durante as buscas pelo grupo, os policiais encontraram um dos homens em um arbusto e, ao revidar os tiros efetuados pelo autor, os militares o atingiram. Ele foi encaminhado para o hospital de Nanuque, mas acabou morrendo na unidade de saúde.
No acampamento do grupo, os militares encontraram munições de fuzil calibre 762 e de calibre 556, um arsenal comumente utilizado por facções do crime organizado que atuam contra instituições financeiras e domínio de cidades, modalidade conhecida como Novo Cangaço.
Agora, de acordo com a PM, os policiais trabalham para capturar o resto do grupo que ainda está foragido no matagal.