GOVERNADOR VALADARES – Uma mulher de 23 anos foi presa em flagrante pela Polícia Civil nesta quinta-feira (28). Ela é suspeita de praticar maus-tratos, abandono material e apropriação indevida de valores destinados ao sustento de suas filhas, de 6 e 8 anos. O caso aconteceu em Governador Valadares, na região Leste do estado, e está sendo investigado pela Polícia Civil.
Abandono e descuido com recursos assistenciais
Segundo a investigação, uma das crianças, portadora de deficiência cerebral e lesões associadas a infecção perinatal*, é beneficiária do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os valores recebidos, no entanto, não estavam sendo utilizados de forma adequada pela mãe, de acordo com as investigações.
Conforme a denúncia da Polícia Civil, a mulher também era omissa em relação aos cuidados básicos das filhas, o que gerou cinco notificações formais pelo Conselho Tutelar desde 2020. As autoridades apuraram que as meninas eram frequentemente deixadas sob os cuidados do bisavô, em condições de vulnerabilidade e risco.
Além dos crimes já constatados, a Polícia Civil investiga a suspeita de abandono intelectual. A mãe não acompanhava a assiduidade da filha mais velha na escola, descumprindo sua responsabilidade de garantir a educação da criança.
Prisão e desdobramentos
Após ser autuada em flagrante, a mulher foi encaminhada ao sistema prisional. O caso segue em investigação para aprofundar as denúncias e responsabilizar a suspeita por outros possíveis crimes.
*Infecção perinatal refere-se a infecções que ocorrem durante o período perinatal, que abrange o final da gestação (a partir da 22ª semana) até os primeiros sete dias de vida do recém-nascido. Essas infecções podem ser transmitidas da mãe para o bebê durante a gravidez, no momento do parto ou nos dias imediatamente após o nascimento.















