GOVERNADOR VALADARES – A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em parceria com a Prefeitura de Governador Valadares, vai empregar tecnologia de reconhecimento facial para identificar pessoas com mandados de prisão em aberto durante as festividades em comemoração aos 88 anos do município.
Para a operação, a PM utilizará câmeras inteligentes capazes de reconhecer rostos em tempo real. Os equipamentos estarão interligados a uma central de videomonitoramento e serão operados com o apoio do serviço de inteligência da corporação. O sistema cruza informações instantaneamente e apresenta índice de assertividade superior a 90%, funcionando inclusive em situações em que o indivíduo tenta ocultar o rosto.
Com o uso da tecnologia, será possível localizar e prender imediatamente qualquer pessoa com mandado de prisão em aberto que esteja circulando pelo Parque de Exposições durante os eventos.
Somente em 2025, mais de 1.300 foragidos da Justiça foram capturados com o auxílio desse recurso, incluindo envolvidos em crimes como homicídio, roubo, estupro e tráfico de drogas.
Segundo a PMMG, o investimento em tecnologia e o reforço das ações de segurança têm como objetivo garantir mais tranquilidade e proteção às famílias que irão participar dos shows e das demais atrações promovidas pela Prefeitura em celebração ao aniversário de Governador Valadares.







