Na noite desta segunda-feira (26), a Polícia Federal (PF) comunicou a retomada das emissões de passaportes no país. O documento havia parado de ser emitido no dia 19 de novembro. Na época, a Polícia Federal informou que a decisão de suspender o serviço ocorreu devido à falta de recursos financeiros.
Agora, 37 dias depois, a Polícia Federal comunicou o início da distribuição das cadernetas de passaporte que estavam represadas até 24 de dezembro. A retomada do serviço ocorre após a liberação de recursos para o setor da Polícia Federal responsável pela emissão do documento.
“A solução da situação, após a liberação orçamentária, foi fruto dos esforços conjuntos com a Casa da Moeda, que empenhou todos os recursos disponíveis para a retomada da confecção dos passaportes”, informou o comunicado.
Na última quinta (22), a Polícia Federal divulgou que a paralisação na emissão de passaporte gerou uma fila de espera de mais de 100 mil documentos que aguardam liberação. Sendo assim, levando em consideração a essa demanda intensa, devido aos passaportes represados, a PF já esclareceu que “a entrega dos documentos de viagem será gradual, de forma que os requerentes deverão consultar o status da solicitação e apenas se dirigir ao posto se o passaporte estiver disponível para entrega”.
A orientação é que a consulta sobre situação da fila de espera do passaporte deve ser feita no site da Polícia Federal em “Andamento-Consultar”.