Polícia Federal desarticula esquema de migração ilegal em Valadares

Polícia Federal desarticula esquema de migração ilegal em Valadares
FOTO: Polícia Federal

GOVERNADOR VALADARES – A Polícia Federal deflagrou, na quinta-feira (10), a Operação Guia da América. O objetivo de desarticular um esquema de contrabando de migrantes que tinha como origem a partir de Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais. A ação investiga a atuação de pai e filha na organização de viagens clandestinas de brasileiros para os Estados Unidos, com rota via México.

A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão em residências na cidade. A decisão é da 2ª Vara Federal da Seção Judiciária de Governador Valadares. A Justiça também determinou o bloqueio de bens e valores dos investigados, com limite de até R$ 2,2 milhões. A decisão tem como objetivo garantir eventual reparação de danos e ressarcimento aos cofres públicos.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais apreenderam documentos, celulares, joias, notas promissórias, relógios e outros bens de valor. O material que a polícia apreendeu servirá para aprofundar as investigações e identificar outros envolvidos no esquema.

Operação Guia da América

Segundo a Polícia Federal, 85 pessoas foram vítimas da prática criminosa, incluindo adultos, crianças e adolescentes. O grupo criminoso é suspeito de promover a migração ilegal. Alem disso, são alvo de investigação por envio irregular de menores de idade ao exterior. A pratica configura crimes graves contra a legislação brasileira e internacional.

Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal, previsto no artigo 232-A do Código Penal, e envio irregular de crianças e adolescentes ao exterior, tipificado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As penas, somadas, podem ultrapassar dez anos de reclusão.

A Polícia Federal destaca que ações como a Operação Guia da América são essenciais para coibir redes criminosas que lucram com a vulnerabilidade de pessoas que, em busca de melhores condições de vida, acabam expostas a riscos graves durante travessias irregulares por fronteiras internacionais.

As investigações seguem em curso.

Comments 1

  1. Geraldo Couy says:

    Daí colocam uma estátua em praça pública para homenagear os emigrantes ilegais?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM