TEÓFILO OTONI – A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10), a Operação Anônimos, com o objetivo de combater a apologia ao crime em redes sociais e outros meios de comunicação. A ação, coordenada pela 1ª Delegacia Regional em Teófilo Otoni e pela Delegacia de Tóxicos e Cibernéticos, é resultado de meses de investigação e trabalho de inteligência.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações começaram após a identificação de mais de 30 comentários de cunho criminoso, publicados em perfis de repórteres locais na rede social Instagram ao longo de 2024. O período foi marcado por intensos conflitos entre facções criminosas na região de Teófilo Otoni, e os comentários faziam apologia a crimes e a criminosos, reforçando o clima de tensão. A partir da análise do conteúdo e do rastreamento digital, a PCMG conseguiu identificar 19 pessoas como responsáveis pelas publicações. Segundo as investigações, os suspeitos utilizavam perfis “fakes” para tentar ocultar suas identidades.
Com mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, as equipes policiais cumprem diligências simultaneamente em diversas cidades mineiras: Ataléia, Belo Horizonte, Franciscópolis, Frei Inocêncio, Governador Valadares, João Monlevade, Pedro Versiani e Teófilo Otoni.
Os investigados poderão responder pelos crimes de apologia ao crime e integração em organização criminosa, de acordo com o que prevê a legislação brasileira.















