A Polícia Militar realizou, na manhã dessa terça-feira (17), um workshop de prevenção à violência doméstica contra a mulher, em Virginópolis. O evento teve como objetivo mobilizar a rede protetiva a expor suas práticas quanto à prevenção e garantias de direitos da mulher, antes e depois de sofrer violência, nos municípios da comarca: Virginópolis, Divinolândia, Gonzaga, Santa Efigênia e Sardoá.
O workshop foi iniciado com a fala do Tenente Coronel e Comandante do 65° BPM, Paulo Henrique. O comandante presidiu o workshop. Ele expôs os motivos que originou o evento e fez considerações, a partir das exposições das profissionais técnicas que representavam seus municípios.
O prefeito de Divinolândia de Minas também esteve presente no evento.
Durante a palestra também foram apresentadas, pelo Comandante do Pelotão de Virginópolis, pela representante do Promotor de Justiça, pelas Psicólogas e Assistentes Sociais da Sede da Comarca e dos municípios que a integra, boas práticas na esfera Institucional, citando o exemplo da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica.
No evento ainda foram pautadas sugestões para que a rede amplie práticas na prevenção à violência, que alcance os municípios da Comarca, a saber: (1) criar um grupo multifocal voltado ao agressor, obrigando-o a participar de reuniões e/ou atividades reflexivas, sob decisão judicial; (2) criar grupos de mulheres; (3) divulgar e estimular o uso do aplicativo PenhaS, para casos de denúncias de violências; (4) criar grupos de proteção social (PSE) nos municípios que não têm; sobretudo, desenvolver trabalho regionalizado, neste contexto. (PMMG)