Crime aconteceu no Espírito Santo. Mas a polícia localizou e prendeu o homem no Vale do Mucuri
CARLOS CHAGAS – A Polícia Militar prendeu um foragido da Justiça, de 38 anos, na zona rural de Carlos Chagas. De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o homem é acusado de estuprar uma criança de apenas quatro anos, no Espírito Santo.
O crime aconteceu em 2020 e a Justiça decretou a prisão do acusado no mês de junho do mesmo ano. No entanto, após mais de três anos de fuga, a polícia localizou e prendeu o acusado na última sexta-feira (8), no Vale do Mucuri. A operação contou com auxílio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais, de Execução Penal, do Tribunal do Júri e da Auditoria Militar do Ministério Público (Caocrim).
Após a prisão, a 24ª Companhia da PM encaminhou o homem para o presídio de Nanuque.
Operações conjuntas
O MPMG ressalta que, desde outubro de 2021, os Ministérios Públicos de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo firmaram o compromisso de atuarem em união, com uso de estratégias para combater a criminalidade e fortalecer a Segurança Pública dos estados. Desse modo, os órgãos desenvolvem operações conjuntas e, assim, efetuam a prisão de procurados e foragidos da Justiça.
Aliás o coordenador do Caocrim, promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda, informou ao MPMG que a região Sudeste do país possui o maior número de pessoas procuradas ou foragidas da Justiça. Conforme relata o Ministério Público, até essa segunda-feira (11), as forças de segurança registraram 28.129 mandados de prisão ainda pendentes em Minas Gerais.
Com base nisso, os Ministérios Públicos e as forças de segurança do Sudeste seguem no planejamento das operações com objetivo de cumprir os mandados.