PM divulga balanço das atividades em 2018 e aponta redução na criminalidade

O 6ª BPM informou que foram registrados nos 12 municípios da região 4.141 prisões, 677 apreensões de menores, 270 mandatos de prisão, recuperação de 19 veículos furtados e apreensão de 301 armas de fogo. FOTO: Eduardo Lima

A Polícia Militar apresentou na manhã de ontem, 4, resultados positivos alcançados no ano de 2018 nos 12 municípios que integram a área de responsabilidade do 6º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (6º BPM). As informações foram sobre crimes violentos, prisões, apreensão de armas e operações de combate às organizações criminosas nas cidades da região. Os dados apontam que Valadares e região alcançaram o menor número de homicídios registrados desde 2010.

Os números do balanço anual foram apresentados em coletiva de imprensa concedida pelo tenente-coronel Fausto Machado de Oliveira, comandante do 6º BPM. Segundo os dados da PM, foram efetuadas nos 12 municípios 4.141 prisões, 677 menores foram apreendidos, houve 270 mandatos de prisão, 19 recuperações de veículos furtados e apreensão de 301 armas de fogo. No balanço anual de crimes violentos foram registrados 90 homicídios, contra 107 em 2017, redução de 15,9%. Além disso, 145 tentativas de homicídios foram registradas, contra 150 em 2017, redução de 2%. Por fim, houve 938 roubos, 162 a menos do que no ano de 2016, quando foram registrados 1.100, uma redução de 14,7%. Também houve redução de 2,3% no número de furtos no comércio no último mês. Em contrapartida, a PM registrou aumento no número de falsas denúncias: de 27, em 2017, para 57 em 2018, aumento percentual de 111%.

Os dados apontam que Governador Valadares e região registraram o menor
número de homicídios desde 2010

Estiveram presentes na coletiva o subcomandante do 6º BPM, major Luiz Allan Carvalhaes Soares de Souza, o comandante da 8ª Cia. Ind PE, tenente-coronel Fernando Costa da Silva, o comandante do 5º BRAVE, major Carlos Eduardo Justino Martins, e os oficiais comandantes das respectivas companhias de polícia do 6º BPM com sede nas cidades de Governador Valadares e Tarumirim.

Para o tenente-coronel Fausto Machado, os resultados das atividades do 6º BPM na região no ano de 2018 seguirão uma tendência de redução nos próximos anos. “Temos a expectativa de redução do número de crimes para o ano 2019. O maior resultado alcançado pela PM foi no combate aos crimes violentos. Houve uma expressiva redução nos homicídios. Em 2012 o número chegou a 146, a partir de 2014 começou a redução e em 2018 conseguimos reduzir essa taxa para 90 homicídios. Para se ter uma ideia, só no mês de dezembro de 2017 houve 14 assassinatos, já em dezembro do ano passado apenas um homicídio foi registrado, um excelente resultado”, avalia.

Ainda para o tenente-coronel Fausto, a perda do 43º Batalhão da Polícia Militar (BPM), lotado no bairro Vila Isa, em Valadares, para São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, não gerou impacto negativo na segurança pública. Pelo contrário, a mudança administrativa aumentou o policiamento nas ruas. “No início de 2018, Valadares passou por uma reestruturação muito importante para melhorar a sua eficiência na segurança pública. Havia o 6º Batalhão junto com o 43º. Com a saída do 43º, toda a sua capacidade operacional foi transferida para o 6º BPM. Hoje o comando é único e faz a segurança de todos os bairros de Governador Valadares e demais municípios. Outra reestruturação foi a modificação efetivo-administrativa e de guarda para atividade operacional. Essa mudança gerou um ganho de 50 polícias militares dentro do batalhão”, afirma.

Bases móveis de segurança foram fundamentais no combate à violência

Outro trabalho que ajudou na redução da criminalidade em Governador Valadares e região foi a setorização do policiamento por meio de “bases de segurança comunitária”, uma metodologia mais organizada, com foco preventivo cada vez mais próximo da comunidade na prevenção e combate à criminalidade e à violência. “Houve uma setorização específica no comando das bases de segurança comunitária. Nós contamos hoje com oito bases espalhadas por pontos estratégicos e 16 motos que trabalham nos principais corredores de acesso à cidade. Com a presença do policial na rua ficou mais fácil o cidadão fazer a ocorrência”, ressaltou Fausto.

Internet vai agilizar as ocorrências

A participação da população no registro de ocorrências também foi ponto positivo destacado na coletiva. Segundo a PM, a utilização das redes sociais vai facilitar o registro de denúncias nas bases comunitárias de segurança. “Um passo positivo que estamos dando para o ano de 2019 é a utilização de redes de proteção nas bases de segurança, através das redes sociais (whatsapp). O cidadão que perceber um veículo abandonado em sua rua irá registrar e enviar as fotos para as bases de segurança, para agilizar o trabalho da PM na ocorrência. O 190 continuará disponível para a população”, informou o tenente-coronel Fausto.

O 6º BPM é composto por 12 municípios: Alpercata, Capitão Andrade, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourinho, Frei Inocêncio, Itanhomi, Marilac, Mathias Lobato, Periquito, Sobrália, Tarumirim e Governador Valadares.

por Eduardo Lima eduardolima.drd@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM