Critérios de avaliação seguem três pilares: anticorrupção, antiprivilégios e antidesperdício
A plataforma Ranking dos Políticos é uma iniciativa da sociedade civil. Nessa atividade, uma equipe de profissionais de diversos setores se dedica à coleta de dados sobre senadores e deputados federais em exercício para, então, classificá-los.
De acordo com a equipe, as informações são coletadas de órgãos oficiais, como a Câmara dos Deputados, o Senado e também tribunais de Justiça. Os critérios de avaliação seguem três pilares: anticorrupção, antiprivilégios e antidesperdício. Dentro desses pilares, o grupo avalia a participação dos parlamentares em votações (V), o nível de gastos envolvendo a cota parlamentar e a verba de gabinete (G), além de processos judiciais ou condenação em crimes (P) e outros (OT).
Assim sendo, a pontuação é calculada a partir da seguinte fórmula: [(V x 3)+(G / 3)]/4 + P + OT = Nota Final.
“Cada ponto ganho ou tirado está documentado, com a fonte da informação, de modo que qualquer um possa conferir. Nosso trabalho não é criar informações e sim apenas buscá-las e organizá-las para facilitar a leitura e análise. Somos auditados diariamente por milhares de visitantes que acompanham o ranking, conferem, criticam e corrigem, quando necessário”, informa a equipe de auditoria.
Nos resultados referentes ao exercício de 2023, que inclui 53 deputados de Minas Gerais, o deputado federal Hercílio Diniz (MDB) compartilha a 4ª colocação do ranking com os outros dois deputados federais: Delegado Marcelo Freitas (União) e Junio Amaral (PL). Os três conquistaram 8,04 pontos.
A liderança do ranking até o momento é do deputado federal Zé Vitor (PL), com 8,09 pontos. Na sequência, com 8,08 pontos, está o deputado federal Nikolas Ferreira (PL). O deputado Pedro Ahiara ocupa a 3ª colocação, com 8,07 pontos.
O deputado Euclydes Pettersen (Republicanos) aparece na 32ª posição, com 4,24 pontos. Na 45ª colocação está o deputado federal Leonardo Monteiro (PT), com 0,5 pontos nos critérios avaliados.
O ranking geral, que abrange todos os deputados do Brasil, avaliou os 513 parlamentares. Dentre esses, o deputado Hercílio Diniz ocupa o 46º lugar, Euclydes Pettersen está na 296ª posição e Leonardo Monteiro na 459ª colocação.
Na classificação geral de senadores do país, Minas Gerais se destaca no ranking. Entre os 81 senadores, o mineiro Carlos Viana (Podemos) ocupa o primeiro lugar, com 8,80 pontos; enquanto o senador Cleitinho (Republicanos), garante o 16º lugar. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) não é listado pela plataforma.