PF realiza operação para desarticular esquema de tráfico de migrantes no Vale do Rio Doce

PF deflagra Operação Monterrey contra tráfico de migrantes no Vale do Aço
FOTO: Polícia Federal

GOVERNADOR VALADARES – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (27) a Operação Asylum, que cumpriu três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Governador Valadares. As ordens foram executadas nas cidades de Ipatinga e Tarumirim, em Minas Gerais, e em Novo Repartimento, no Pará, como parte de uma ação de combate ao tráfico de migrantes no Vale do Rio Doce.

Além dos mandados de busca, a Justiça determinou o sequestro de bens e valores até o limite de R$ 263.464,25, com o objetivo de interromper o fluxo financeiro do grupo criminoso. Os investigados poderão responder por promoção de migração ilegal, inserção de dados falsos em sistemas de informação, falsidade ideológica e corrupção passiva, entre outros delitos que ainda podem ser identificados ao longo do inquérito.

De acordo com a PF, a análise do smartphone do principal investigado revelou boletins de ocorrência supostamente falsificados, elaborados para facilitar a entrada irregular de migrantes nos Estados Unidos pela fronteira com o México.

As investigações também apontam que um contrabandista de pessoas atuante no Vale do Aço, com o apoio de um agente público corrompido, emitia boletins de ocorrência ideologicamente falsos, em especial por ameaça, para evitar que migrantes fossem deportados no país de destino. Pelo menos 65 pessoas teriam sido enviadas ao exterior utilizando esses documentos irregulares.

A operação tem como objetivo desarticular um esquema criminoso especializado na produção de documentos falsos usados para enviar migrantes de forma ilegal ao exterior. A investigação é um desdobramento da Operação Trinta Réis (2022), que já apurava práticas de promoção de migração ilegal na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM