PF investiga grupo criminoso responsável por fraude aos Correios; prejuízo é estimado em R$ 2,7 milhões

FOTO: Divulgação/PF

NATAL – A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (10), a Operação “Fake Tags”, que investiga um esquema de fraude nos Correios. O esquema envolvia a comercialização de etiquetas para postagem de encomendas originadas de contratos falsos na plataforma Correios Fácil. A ação, coordenada pela 9ª Vara da Justiça Federal em Caicó (RN), cumpriu mandados de busca e apreensão nas cidades de Ipatinga e Três Lagoas (MS).

O grupo operava, principalmente, no segmento de pequenos negócios de e-commerce, atraindo clientes com tarifas muito abaixo do mercado. Entretanto as taxas eram incompatíveis com os preços praticados pelos Correios e outras empresas de logística. No Rio Grande do Norte, a fraude era disseminada entre pequenos comerciantes das cidades de Serra Negra do Norte e Caicó, chamando a atenção da Área de Segurança Corporativa dos Correios.

A colaboração dos Correios levou à identificação de um suspeito em Três Lagoas, responsável pela formalização de pelo menos três contratos falsos. Além disso, uma mulher em Ipatinga é suspeita de promover a venda das etiquetas para clientes em todo o país.

A investigação revelou, ainda, que diversos comerciantes se aproveitaram do esquema para reduzir os custos de frete. O grupo conseguia inserir as mercadorias no fluxo postal sem pagar as faturas dos contratos. O que resultou em prejuízo consolidado para os Correios.

Ao todo, a Polícia Federal vinculou cerca de 69 contratos fraudulentos ao grupo investigado. Ou seja, um prejuízo que ultrapassa R$ 2,7 milhões para a empresa estatal. Dessa forma, os envolvidos enfrentarão acusações de estelionato qualificado, cuja pena máxima pode superar seis anos de reclusão, além de multa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM