IPATINGA – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (6), a Operação Muralha I. O objetivo da ação é desarticular um esquema de promoção de migração ilegal e associação criminosa. A Justiça, por meio da 2ª Vara da Subseção Judiciária de Ipatinga, expediu os mandados de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos na cidade de Ubaporanga, no Leste de Minas.
A Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão nas residências dos envolvidos. O objetivo desta ação era obter novos elementos de prova que corroborassem os indícios de que o grupo promovia a migração ilegal de brasileiros.
De acordo com a investigação da polícia, o esquema tinha relação com a entrada ilegal de brasileiros em países estrangeiros. Estima-se que o esquema criminoso recebia o pagamento das viagens ilegais para o exterior, principalmente por meio da transferência de veículos e outras propriedades para os investigados.
Por fim, durante o cumprimento dos mandados, a Polícia Federal apreendeu documentos e quatro veículos. Os investigados responderão pelos crimes de promoção de migração ilegal e associação criminosa, cujas penas máximas somadas ultrapassam 8 anos de reclusão.
O nome da operação – Muralha I – faz referência à barreira imposta pelo próprio Estado brasileiro para interromper a promoção ilegal de imigrantes.