PF deflagra Operação Monterrey contra tráfico de migrantes no Vale do Aço

PF deflagra Operação Monterrey contra tráfico de migrantes no Vale do Aço
FOTO: Polícia Federal

IPATINGA – A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (3), a Operação Monterrey, no Vale do Aço, com o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão em endereços vinculados a cinco investigados em Ipatinga e Santana do Paraíso. A ação busca desmantelar um grupo acusado de atuar no envio ilegal de migrantes para os Estados Unidos mediante pagamento.

As investigações começaram após denúncia sobre a atuação de um contrabandista de pessoas em Ipatinga, que organizava a saída irregular de brasileiros com destino aos Estados Unidos. A partir das apurações iniciais, foi possível identificar outros envolvidos que integravam o esquema.

O grupo aliciava pessoas interessadas em migrar para os EUA e estruturava trajetos que incluíam passagem por diversos países da América Central até o México, de onde os migrantes eram conduzidos ilegalmente através da fronteira norte-americana. Até o momento, 63 vítimas já foram identificadas.

Além disso, foi determinado o bloqueio e indisponibilidade de bens e valores do grupo, totalizando R$ 8,1 milhões.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal, posse ou porte irregular de arma de fogo, usura, lavagem de dinheiro e falsificação de documento público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM