GOVERNADOR VALADARES – A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação de combate à promoção da migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. A ação faz parte de uma investigação da PF sobre a atuação de uma quadrilha no Leste de Minas. Na manhã desta quinta-feira (23), a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão em Governador Valadares e Coroaci.
A Operação Henchman tem como objetivo desarticular a associação criminosa que promovia a migração ilegal de pessoas para os Estados Unidos. As investigações apontam que a quadrilha enviou ilegalmente para o exterior cerca de 63 pessoas, entre elas crianças e adolescentes. Além disso, para ocultar a origem do dinheiro obtido com a atividade criminosa, os suspeitos utilizavam empresas de fachada e movimentavam valores em espécie, tanto em moeda nacional quanto estrangeira. Conforme a Polícia Federal, estima-se que o grupo tenha movimentado mais de R$ 9 milhões no esquema ilegal.
A operação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão, de acordo com a decisão da 1ª Vara Federal de Governador Valadares, nas casas e no local de trabalho dos investigados, em Governador Valadares e Coroaci. Durante a operação, foram apreendidos veículos, documentos, celulares, dinheiro em espécie e outros materiais que serão utilizados como provas no processo. A Justiça também determinou o sequestro de bens* dos alvos da ação, no valor total de R$ 3,6 milhões.
De acordo com a PF, os investigados responderão pelos crimes de promoção de migração ilegal, envio irregular de criança e adolescente ao exterior e associação criminosa, cujas penas máximas somadas ultrapassam 16 anos de reclusão.
O que é sequestro de bens?
O sequestro de bens é uma medida do Poder Judiciário que permite a apreensão de um bem específico, que esteja sendo disputado em ação judicial. Como não há certeza quanto a quem é o proprietário ou detentor dos direitos, o bem fica indisponível até decisão final no processo. O intuito do sequestro é evitar a deterioração ou perda do bem.
Henchman
O nome da operação – Henchman – é uma palavra em inglês que pode ser traduzida de forma livre como capanga. O termo tem relação a alguém que faz coisas desagradáveis ou ilegais para uma pessoa poderosa. Também é possível interpretar como um substantivo que determina “uma pessoa que é leal e trabalha para alguém em uma posição de autoridade e está disposta a ajudar essa pessoa, mesmo machucando outras pessoas ou cometendo crimes”.
Comments 2
Conselheiro Pena tá cheio. Gente era motorista de ônibus hoje tem frota.
Tem mais de 40 anos que Valadarences vão p,E.U e nunca para, é preciso que denunciam e coloca nome nos bois,pois quem lucram são só os agentes….
As pessoas ficam devendo até a alma,para pagar…