PF deflagra operação contra o contrabando de pessoas para o EUA; um dos alvos da operação é de Valadares

PF deflagra operação contra o contrabando de pessoas para o EUA
FOTO: Polícia Federal

GOVERNADOR VALADARES –  A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (19) a operação Expedition, que investiga uma organização criminosa que atuava no contrabando de pessoas para os Estados Unidos. Segundo a PF, um dos alvos da operação, é um homem de Governador Valadares.

Investigações começara em 2023

A Polícia Federal informou que as investigações tiveram início durante a Operação Reféns, realizada em 2023 pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/MG). Na época, a ação mirava uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas. De acordo com a PF, durante a investigação, foram encontradas evidências de que um dos envolvidos, candidato a vereador, captava brasileiros para serem contrabandeados por um homem de Governador Valadares.

FOTO: Polícia Federal

Mais de 70 brasileiros enviados ilegalmente para os EUA

A partir das novas informações, a Polícia Federal aprofundou as investigações e descobriu que a organização criminosa enviou mais de 70 brasileiros para os Estados Unidos de forma ilegal. O grupo criminoso oferecia a promessa de uma vida melhor no exterior para atrair as vítimas.

A Justiça Federal expediu dois mandados de prisão preventiva, oito mandados de busca e apreensão. Além da apreensão de bens no valor de R$ 8,6 milhões. As ações aconteceram em Governador Valadares e em Ipanema, sendo que o candidato a vereador é um dos destinatários dos mandados de prisão preventiva.

FOTO: Polícia Federal

Os envolvidos na organização criminosa poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal. Assim também por envio irregular de crianças e adolescentes para o exterior e associação criminosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM