Mesmo com a pandemia global do novo coronavírus (Covid-19), a implantação do Porto de São Mateus está avançando. O anúncio foi feito pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, pelas redes sociais. O megaporto multicargas da Petrocity Portos será construído pela Odebrecht com recursos da ordem de 9 bilhões de reais.
Esta é a primeira fase e a mais importante do projeto, que também contempla a construção de um ramal ferroviário que vai ligar São Mateus a Sete Lagoas, na região central do estado de Minas Gerais. Esse ramal contará com cinco entrepostos de cargas, sendo um deles em Governador Valadares.
Ramal Ferroviário de Armazenamento de Cargas será construído em Valadares
Trata-se de uma das Unidades de Transbordo e Armazenamento de Cargas (Utac), que faz parte da Estrada de Ferro Minas/Espírito Santo (EFMES). A nova linha férrea vai ligar Sete Lagoas ao Centro Portuário São Mateus (CPSM), no Espírito Santo. A obra, orçada em mais de R$ 56 milhões, será feita em Governador Valadares e vai integrar a cidade a um dos corredores intermodais mais promissores do país, alavancando sua condição econômica. Não há previsão para o início das obras em Valadares.
Procurado pela reportagem do DRD, José Roberto Barbosa da Silva, presidente da Petrocity, disse que irá falar sobre o cronograma das obras em momento oportuno.
A previsão é de que as operações do megaporto comecem em 2021. Por essa ferrovia serão transportados contêineres, grãos, celulose, produtos siderúrgicos, carnes, frutas, laticínios, veículos e rochas ornamentais, como o granito.