Discutir saúde pública é muito importante, mas discutir a inclusão social na saúde pública é mais importante ainda. Pensando nisso, a UNIVALE se uniu a outras instituições para tratar sobre o tema. O evento “PET–Saúde e Equidade na Macrorregião Leste de Minas Gerais: Diálogos e Perspectivas” acontece a partir de 8h30 desta quinta–feira, dia 1º de agosto, no Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva (o Hermirão, no campus 2 da instituição), com participação aberta à comunidade e com objetivo de promover a discussão e a reflexão sobre políticas de equidade no setor da saúde.
O professor Leonardo Oliveira Leão e Silva é o coordenador do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde pela UNIVALE e explica que o PET-Saúde é uma iniciativa do governo federal que incentiva a entrada precoce de alunos de cursos da Saúde no ambiente de trabalho. Em maio, o docente esteve em Brasília para uma oficina de capacitação do programa.
“Mais especificamente, esse evento trará uma discussão sobre a atual versão do programa, que é sobre a equidade. É um evento aberto a toda a comunidade. Alunos, profissionais de saúde, e toda a população dos 51 municípios que fazem parte da macrorregião do Leste de Minas. Teremos transmissão ao vivo, on-line, para quem quiser participar das discussões com diversos especialistas no tema”, disse o professor Leonardo Leão, em entrevista para a UNIVALE TV.
Sobre o evento do PET-Saúde
Com o tema “Equidade na Macrorregião Leste de Minas Gerais: Diálogos e Perspectivas”, o PET-Saúde é uma iniciativa conjunta da UNIVALE, do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), a Secretaria de Saúde de Governador Valadares e a Superintendência Regional de Saúde.
Assuntos como equidade de gênero, raça, etnia, saúde mental e inclusão de pessoas com deficiências serão abordados através de palestras, painéis temáticos e apresentações de estudos de caso, envolvendo estudantes, profissionais de saúde e a comunidade acadêmica da macrorregião Leste de Minas Gerais. Durante o evento ainda será realizada a apresentação de três indicadores do Programa de Financiamento da Política Estadual de Promoção da Saúde, Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares, e Políticas de Promoção da Equidade.
Veja também a entrevista de Leonardo Leão para a UNIVALE TV: