Começou neste sábado (8), em Governador Valadares, a imunização contra a covid 19 de pessoas de 57 a 59 anos com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com síndrome de down e pessoas de 60 anos ou mais. A vacinação acontece das 8 às 12 horas em 12 unidades de saúde e na sala 28 Policlínica, no Centro. As doses da vacina são da AstraZeneca.
Após o anúncio da vacinação, a população tem questionado sobre o grupo de comorbidades. Afinal, quem pertence a esse grupo? São consideradas comorbidades pelo Ministério da Saúde: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial resistente; Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Doenças cardiovasculares; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida (IMC ≥ 40); Síndrome de down; Cirrose hepática.
A secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali, explica como comprovar se tem comorbidades: “Pessoas com comorbidades devem apresentar laudo ou algum comprovante que ateste a referida condição de saúde e o enquadre dentro das definições desse público pelo Ministério da Saúde”, explicou.
O Ministério da Saúde definiu como documentos comprobatórios: laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo CID da doença ou condições de saúde, CPF ou CNS do usuário, assinado e carimbado em versão original. A pessoa deverá levar também uma cópia do documento comprobatório da comorbidade, pois ela ficará retida na unidade para registro.
Números da vacinação em Valadares
Governador Valadares se aproxima do número de 50 mil pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a covid 19. Ao todo, são 49.317 pessoas. Os dados são da secretaria municipal de Saúde atualizados na sexta-feira (7). Até agora, receberam a segunda dose 22.496 pessoas.
Os imunizantes aplicados até agora foram da AstraZeneca e da CoronaVac.
Valadares chega a 1.053 mortes
Governador Valadares registrou mais cinco mortes nesta sexta-feira (8), duas delas nas últimas 24 horas. A cidade contabiliza 24.872 casos confirmados, sendo que 23.197 pessoas estão curadas. 466 casos estão em investigação, incluindo 101 mortes.
Governador Valadares continua com 100% de ocupação de leitos de UTI no SUS e na rede privada. 462 pessoas estão em isolamento domiciliar.