A vacinação para as pessoas com idade inferior a 60 anos acontecerá depois que todas as pessoas abaixo dessa faixa etária com comorbidades forem imunizadas
A primeira dose da vacina contra a covid-19 para pessoas com comorbidades começou na terça-feira (11) em Valadares, tendo como público-alvo, inicialmente, pessoas entre 54 a 59 anos. Simultaneamente, são vacinados idosos de 60 anos ou mais.
De acordo com a coordenadora do setor de imunização, a médica Márcia Cordeiro, o grupo de pessoas com comorbidades será vacinado de forma gradativa e a vacinação está condicionada ao recebimento de novas remessas do imunizante.
Já o grupos com menos de 60 anos sem comorbidades vai ter de aguardar, já que a prioridade agora é vacinar todas as pessoas com comorbidades, até a faixa etária de 18 anos.
“Estamos vacinando somente idosos com 60 anos ou mais, sem previsão para vacinar pessoas de outras faixas etárias. As pessoas que completaram 60 podem procurar as unidades de saúde a qualquer momento, mas a prioridade agora é para pessoas com comorbidades.”
Ressalta a coordenadora.
Algumas pessoas com comorbidades que ainda não fazem parte da faixa etária a ser vacinada neste momento têm procurado as unidades de saúde, e estão sendo orientadas pelos profissionais de saúde.
“Quando essas pessoas chegam às unidades de vacinação, elas são orientadas pelos profissionais da saúde, que explicam que ainda não chegou a vez delas. É importante que essas pessoas fiquem atentas ao cronograma, para evitar uma fila grande nas unidades de saúde”.
Explica a médica Márcia Cordeiro.
Segundo a coordenadora, muitos procuram as unidades de saúde antecipadamente, por ansiedade e pelo desejo de ser vacinadas, por causa do cenário vivido há mais de um ano.
Além de ficarem atentas ao cronograma de vacinação, antes de procurarem as unidades de saúde, as pessoas devem ter em mãos o atestado ou recomendação médica com cópia que comprove a comorbidade. Esse documento deve ter sido emitido nos últimos seis meses.
Vale lembrar que a vacinação em gestantes com a vacina AstraZeneca está suspensa temporariamente, por recomendação da Anvisa, até que haja uma orientação do Ministério da Saúde para a retomada.
Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde publicou nota técnica com as diretrizes da vacinação da covid-19 para o grupo das comorbidades, neste momento contemplado pelo Plano Nacional de Imunizações.
As pessoas com comorbidades são as têm alguma doença ou agravo prévio, o que as torna mais vulneráveis às complicações da doença.
A vacinação ocorre em etapas, dependendo das remessas enviadas pelo Ministério da Saúde aos estados, conforme produção dos laboratórios. A priorização da vacinação acontecerá, em todo o país, da seguinte forma:
Fase 1
Serão vacinadas pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos; pessoas com doenças renais que fazem tratamento por diálise maiores de 18 anos; gestante e puérperas (passaram há menos de 45 dias pelo parto) e têm alguma comorbidade, maiores de 18 anos; pessoas com 54 a 59 anos com comorbidades; pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 54 a 59 anos.
Fase 2
Será aberta a vacinação para as demais pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC e gestantes e puérperas, independentemente de condições preexistentes e divididas por idade, assim como ocorre no grupo dos idosos, até os 18 anos.