Segundo pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os pequenos negócios apresentaram um saldo positivo de 176,8 mil novas contratações, contra um saldo de 50,6 mil postos de trabalho das médias e grandes empresas. Esses números representam que 70,2% da geração de empregos no Brasil são das micro e pequenas empresas (MPE).
“Os pequenos negócios são grandes vetores econômicos, representam 99% dos empreendimentos abertos no Brasil. Hoje, 7 em cada 10 empregos gerados provém de pequenas empresas. O que demonstra a potência dos pequenos negócios no Brasil”, disse Ramon Gonçalves, analista do Sebrae.
Em entrevista ao Diário do Rio Doce, ele afirmou que em Valadares e região contêm 37.000 pequenas empresas. “Valadares polariza o comércio e serviços da região. Temos 37 mil pequenos negócios, um número muito representativo porque a maioria das empresas instaladas nos municípios ao redor são micro ou pequenas”.
É considerado pequeno negócio desde microempreendedores individuais (MEI) até empresas que lucram em até R$ 4.800 milhões por ano.
Benefícios
Segundo Paulo Ricardo, funcionário de uma loja de produtos para animais e pet shop, “o benefício de trabalhar em um pequeno negócio é a questão de horário, é muito bom, flexivel. Meus outros empregos foram em grandes negócios, então não tinha flexibilidade, ficava a mercê da empresa”.
Já de acordo com Hadson Alves, proprietário da loja, o pequeno negócio conseguiu sobreviver na pandemia devido ao segmento: “Nosso trabalho foi um dos que mais cresceu na pandemia, pelo fato das pessoas ficarem em casa, arranjaram um animal de estimação. Nosso trabalho também era essencial, o que nos manteve de pé”.
Para o analista Ramon, mesmo que a pandemia tenha afetado bastante os pequenos negócios, com a retomada o comércio se aqueceu rapidamente. “Certamente a crise econômica proveniente da pandemia afetou muito os pequenos negócios, mas com o avanço da vacinação naturalmente o comércio aqueceu, gerando a necessidade de empregar mais pessoas”, disse.
Loja e pet shop/ DRD-TV Leste