[the_ad id="288653"]

Pesquisa da Fecomércio aponta otimismo do comércio para o primeiro semestre de 2026

FOTO: Divulgação/Fecomércio

GOVERNADOR VALADARES – Uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG revela um cenário de otimismo entre os empresários do comércio mineiro para o primeiro semestre de 2026. De acordo com o levantamento, 63% das empresas acreditam que as vendas do primeiro semestre deverão superar as registradas no segundo semestre de 2025.

Segundo 63% dos empresários ouvidos, as vendas do segundo semestre do ano passado atenderam às expectativas. Na comparação entre o segundo semestre de 2025 e o primeiro semestre do mesmo ano, 70% das empresas avaliaram que os resultados foram iguais ou melhores. Deste total, 35% afirmaram que venderam mais, enquanto 44% disseram que as vendas se mantiveram estáveis. Já 19% apontaram desempenho inferior no segundo semestre, sendo que, entre essas empresas, a variação negativa mais frequente ficou entre 16% e 20%, conforme relataram 30% dos entrevistados. Entre os estabelecimentos que registraram crescimento, 68% observaram aumento de até 20% nas vendas em relação ao primeiro semestre.

Quando comparadas ao mesmo período de 2024, as vendas do segundo semestre de 2025 apresentaram melhora para 32% das empresas e estabilidade para 38%. Por outro lado, 25% relataram queda no desempenho. Entre as empresas com redução nas vendas, 74% apontaram variação negativa de até 20%. Já entre aquelas que venderam mais, 73% perceberam crescimento também de até 20%. A pesquisa mostra ainda que 36% das empresas não têm boas expectativas para o primeiro semestre de 2026. Entre os principais motivos apontados estão o preço elevado dos produtos (23%) e o momento econômico do país (19%). Em contrapartida, 63% dos empresários demonstram expectativa de melhora, sendo que 56% atribuem esse cenário ao otimismo e à esperança, 30% ao aquecimento do comércio e 21% à chegada de novos produtos no mercado.

De acordo com a economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, a expectativa positiva dos empresários para o primeiro semestre de 2026 está diretamente relacionada ao mercado de trabalho aquecido e ao ganho real de renda das famílias. “Esse cenário reduz a cautela do consumidor na hora de consumir e impulsiona o comércio”, explica. Ela destaca que, apesar dos desafios atuais, como as altas taxas de juros que elevam o custo do crédito e o endividamento das famílias, o aumento da renda e do emprego cria espaço para o crescimento das vendas. “Além disso, as apostas estratégicas do empresário, como propagandas, promoções, atendimento diferenciado e o aproveitamento das datas comemorativas, podem auxiliar ainda mais na evolução do volume de vendas do varejo”, completa.

Em relação às datas comemorativas do primeiro semestre de 2026, 45% dos empresários acreditam que as vendas serão melhores na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto 25% esperam resultados iguais. O Dia das Mães aparece como a principal aposta para aumento das vendas, citado por 63% dos entrevistados, seguido pelo Carnaval (32%) e pelo Dia dos Namorados (22%). A pesquisa Expectativa de Vendas 1º Semestre ouviu 434 empresas em todo o estado, com pelo menos 38 participantes em cada região de planejamento: Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Carro cai em cratera no bairro Santa Helena

🔊 Clique e ouça a notícia Acidente teria causado apenas danos materiais GOVERNADOR VALADARES – Um veículo VW Polo caiu em uma cratera aberta na Rua Monte Azul, no bairro