As obras que estão sendo realizadas na parte de baixo da ponte da Ilha dos Araújos têm alterado a trajetória dos pedestres que utilizam o calçadão. Isso porque já é possível fazer a travessia sob a ponte sem precisar passar pelo sinal de trânsito da praça Júlio Soares.
Os pedestres, ao caminharem pelo calçadão, entram pela orla para passar por debaixo da ponte e sair antes do BNH, sem provocar interferência no fluxo de veículos. A ideia é proporcionar mais agilidade ao trânsito e mais segurança aos pedestres.
De acordo com a Prefeitura de Valadares, além de facilitar a locomoção dos pedestres, a obra tem o objetivo de otimizar a utilização do espaço público e o trânsito local.
A extensão construída no calçadão é de aproximadamente 95 metros. Foi feita no local uma passarela em concreto armado, com grades de proteção na rampa que dá acesso ao outro lado. O local também contará com um espaço de convivência de aproximadamente 235 metros quadrados, com bancos e mesas de concreto, além do paisagismo e piso tátil, que estão em fase de conclusão. E para aumentar a sensação de segurança e melhorar a visibilidade no período noturno, a iluminação do local ganhou um reforço.
Confira como será a travessia no vídeo abaixo: