[the_ad id="288653"]

Pedagogia da Univale leva educação emancipadora a turmas de EJA da Escola Júlio Soares

FOTO: Divulgação/Univale

GOVERNADOR VALADARES – O curso de Pedagogia da Univale realizou, sob a supervisão da coordenadora, professora Wildma Mesquita Silva, uma prática educativa de extensão curricular com os estudantes do ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Estadual Júlio Soares. Na ação “Prática educativa na comunidade: por uma educação emancipadora”, as estudantes do 3º período do curso realizaram oficinas pedagógicas com as turmas da EJA.

As temáticas que a escola definiu para as oficinas foram baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os tópicos selecionados se inspiraram nos objetivos:  educação de qualidade (ODS 4); indústria, inovação e infraestrutura (ODS 9); e redução das desigualdades (10). A oficina para a turma de 1º ano do EJA foi chamada “Educação como ferramenta de transformação”. Na turma de 2º ano, o tema foi “Educação como recurso de emancipação individual e social”. Por fim, a turma de 3º ano trabalhou o tema “Educação, inovação e as novas tecnologias”.

As temáticas trabalhadas foram escolhidas em um diagnóstico prévio, realizado em conversa entre estudantes do 3º período de Pedagogia e a supervisora noturna da EJA na Escola Júlio Soares. A ação ocorreu no âmbito da disciplina Prática Educativas com Adolescentes, ministrada atualmente para o 3º período do curso.

“Foi uma rica oportunidade de abordar o poder que a educação tem para a transformação de vidas”, comentou a professora Wildma. “Foi uma experiência incrível e muito gratificante”, relatou a estudante Melissa Caldeira, após a vivência da extensão curricular.

Seminário Integrador da Pedagogia

A Pedagogia da Univale também realizou seu Seminário Integrador, um evento semestral que busca estabelecer o diálogo entre as disciplinas do curso e os temas transversais definidos pela universidade, com discussões em uma perspectiva interdisciplinar.

O tema institucional deste semestre, relações étnico-raciais, foi trabalhado por meio de nove temáticas escolhidas pelos professores orientadores. Essas temáticas geraram 20 estudos e pesquisas que produziram resumos acadêmicos com qualidade para serem submetidos à publicação no Simpósio de Iniciação Científica da UNIVALE.

O Seminário Integrador do curso de Pedagogia também teve quatro exposições para apreciação e duas intervenções culturais, no hall do Edifício ED2, abordando temas como anticolonialidade, racismo ambiental, dança e cantos da cultura Krenak, roda de capoeira e apresentação teatral. Ao final, a coordenadora Wildma Mesquita parabenizou a todos professores e estudantes, pelo envolvimento e qualidade das atividades realizadas.

Veja também a cobertura feita pela UNIVALE TV no Seminário Integrador do curso de Pedagogia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM