GOVERNADOR VALADARES – A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nesta sexta-feira (5), a operação “Fora de Área”. A ação visa coibir a entrada ilegal de telefones celulares no presídio de Governador Valadares. Além da PCMG, também participaram a Delegacia de Homicídios e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
A operação teve como ponto de partida um inquérito policial iniciado em 2022, que investigava ameaças de morte a um investigador de polícia. As ameaças partiram de um detento, que responde por tráfico de drogas. Na cela, os policiais encontraram evidências que indicavam planos de sequestro.
Durante as investigações, descobriu-se uma organização criminosa responsável pela aquisição e envio de aparelhos celulares para o presídio local. Dessa forma, sob a coordenação da delegada Adeliana Xavier, a operação resultou na apreensão de uma arma de fogo 9mm, 42 munições, dois aparelhos celulares e um notebook. Os mandados de busca e apreensão aconteceram em três bairros de Governador Valadares.
Com o encerramento do inquérito, outros supostos envolvidos foram indiciados.