A mudança de ano traz uma sensação de novidade, proporciona às pessoas uma reflexão de tudo que foi realizado e do que ficou pendente. É como se dividisse a vida em ciclos, em que se desengavetam projetos e se fazem novas promessas. A virada do ano é tempo de reflexão e esperança de um mundo melhor.
Para o pastor Bruno Queiroz, da Primeira Igreja Presbiteriana Renovada, a passagem de ano significa estar entre retrospectivas e expectativas.
“Estamos no limiar de um novo ano. Em poucos instantes iniciará um novo ciclo na nossa vida. E nesta contagem regressiva e emocionante, o nosso coração deve ser envolvido pela dinâmica de 2 nobres palavras: retrospectiva e expectativa.
A retrospectiva nos faz “olhar para trás”. Ela nos proporciona trazer à memória os desafios vencidos, as lágrimas derramadas e as alegrias celebradas. E este olhar assertivo para o passado tem o poder de gerar gratidão no presente.
A expectativa nos faz “olhar para frente”. Ela nos oportuniza visualizar, de forma vibrante, um futuro desejável. Ela nos conduz a sonhar um novo sonho; a ousar sonhar grande. E este olhar para o futuro tem o poder de gerar esperança no nosso presente.
E, por fim, nesta dinâmica de passado e futuro, de retrospectivas e expectativas, olhamos para o presente e afixamos 5 princípios impreteríveis para um novo ano extraordinário: 1) Seja a gratidão a mais alta expressão do seu coração; 2) Seja o amor a mais nobre semente a deixar nos seus relacionamentos; 3) Seja a fé a mais forte arma empunhada diante dos desafios da vida; 4) Seja a comunhão com Deus a mais alta prioridade da sua alma; 5) Seja a eternidade com Cristo o foco principal de todas as suas ações. Que você viva um 2019 surpreendente e abençoado. Feliz ano novo!”
Já para o padre Wladmir Gonçalves Pereira, da Paróquia Sagrada Família, ano novo significa vida nova. “Estamos no início de um novo ano, nesse momento é importante uma reflexão sobre o que deu certo e o que não deu em nossa vida. Muitas vezes desejamos várias mudanças, mas esquecemos que, em primeiro lugar, quem deve buscar mudança somos nós.
No âmbito religioso, o que eu deixei a desejar? Procurei realmente enriquecer minha espiritualidade promovendo a unidade, a paz, o amor e a fraternidade na comunidade onde participo? Ou fui omisso só esperando dos outros, só criticando, desejando que as coisas dessem errado e enfraquecendo o espírito de unidade e fraternidade?
A chegada de um novo ano sempre traz muitas expectativas, pois sempre queremos e desejamos coisas boas e que nossos sonhos se tornem realidade.
A mudança deve começar em nós. Cada um faça sua avaliação para ver se realmente algo que você planejou aconteceu ou não.
Às vezes, por causa de uma atitude precipitada, o resultado que poderia ser positivo acaba dando errado e com isso acaba ferindo as pessoas, frustrando-me e desistindo de tentar de novo.
Se quisermos que o nosso ano seja melhor, é preciso começar com mudanças de atitude e de comportamento.
Se almejamos conquistas, temos que lutar por elas; e não esperar pelos outros.
Desejo que todos nós renovemos a esperança, os sonhos e as alegrias. Deixemos de lado rancores, aborrecimentos e murmúrias. Vamos esvaziar nosso coração de coisas ruins e enchê-los com os melhores sentimentos que a fé nos proporciona.
Que o Espírito Santo inflame todo nosso ser, a fim de que sejamos pessoas renovadas em 2019.
Sejamos felizes e façamos os outros felizes também.