O projeto de pesquisa “Libras, surdez e saúde pública em Governador Valadares” é realizado em uma parceria entre a Univale e a Secretaria Municipal de Saúde, com foco no atendimento às pessoas surdas no serviço público de saúde e como esse atendimento pode ser aperfeiçoado com o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e utilização de intérpretes.
Assessora de Pesquisa da Univale, a professora Elaine Pitanga explica que o projeto já está na segunda fase de desenvolvimento, visando a capacitação dos profissionais. “No primeiro momento, nós entrevistamos os usuários surdos dos serviços de saúde. Nesta fase o foco está nos profissionais e quais as dificuldades que eles têm no atendimento às pessoas surdas”, comentou Elaine.
A parceria entre município e universidade foi elogiada pela secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali. “Todas as pessoas devem ser incluídas, e a gente não pode excluir as minorias. Muito pelo contrário, nós temos é que acrescentar. Este projeto de pesquisa traz para a gente um olhar diferente do que a gente precisa para melhorar e dar acesso a todas as pessoas”, afirmou a secretária.
Saiba mais, veja a matéria completa no vídeo da Univale TV: