O Ministério Público do Trabalho em Governador Valadares (MPT-GV), em parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), oferecerá cursos gratuitos de capacitação profissional em Tecnologia da Informação. De acordo com o MPT, poderão participar “povos originários, comunidades tradicionais e comunidades periféricas da região”. Em Valadares, a iniciativa pretende favorecer as comunidades ribeirinhas.
De acordo com o Ministério do Trabalho, essa parceria permanecerá até dezembro de 2023. “O projeto tem como objetivo proporcionar o acesso dessas comunidades a cursos de capacitação profissional na área de Tecnologia da Informação, visando aprimorar suas habilidades e ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho. A plataforma Àwúre Educa, vinculada ao Portal Àwúre, será utilizada para disponibilizar os cursos”, explica o MPT-MG.
Prioridades
Sendo assim, a procuradora do Trabalho Tatiana Costa de Figueiredo Amormino esclarece que a primeira etapa do projeto é a identificação das necessidades do mercado. Para isso, haverá um “diagnóstico participativo” com o público da região do rio Doce:
“Para identificar as necessidades do mercado em relação à mão de obra, bem como as habilidades e interesses que devem ser desenvolvidos no público-alvo do projeto. Em respeito ao direito à consulta prévia, livre e informada aos povos interessados. Os resultados do diagnóstico devem fornecer insumos para o desenvolvimento do conteúdo da capacitação e para a definição do formato e metodologia mais adequados ao público-alvo”.
O ministério reforça, ainda, que as prioridades serão os adolescentes e os jovens. Desse modo, os cursos deverão ensiná-los a dominar ferramentas básicas de tecnologia, para que possam aplicar no mercado de trabalho. “Dessa forma, o projeto visa promover a autonomia e autodeterminação dessas comunidades”, afirma o órgão.
Para mais informações, inclusive sobre como participar dos cursos, acesse o site https://awure.eadplataforma.com/.