[the_ad id="288653"]

Palestra ‘Promoção da Saúde Mental nas Escolas’ acontece nesta sexta em Valadares; veja como participar

— FOTO: Redes sociais

Dr. Anderson Rosa, professor da Universidade Federal de São Paulo, conduzirá a conversa

GOVERNADOR VALARES – Se você é aluno ou profissional da área da educação e já se questionou sobre como contribuir para um ambiente escolar mais acolhedor, com certeza esta iniciativa trará respostas. A palestra ‘Promoção da Saúde Mental nas Escolas’, realizada pela Secretaria Estadual de Educação, em parceria com a Fundación Mapfre e a Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares (SRE-GV), e ministrada pelo especialista Dr. Anderson da Silva Rosa, acontecerá nesta sexta (11), das 8h às 12h, no Auditório do Colégio Franciscano Imaculada Conceição.

Realizada por meio do projeto Viver com Saúde, promovido pela Fundación Mapfre, a palestra tem como público-alvo as escolas e os profissionais da educação, como inspetores, analistas, gestores, especialistas e estudantes do EMTI (Ensino Médio em Tempo Integral) das escolas estaduais de Governador Valadares e distritos. Porém, todos os interessados no tema são convidados a participar e contribuir para o debate.

Por que debater esse tema?

De acordo com o Atlas da Violência (2023) o número de estudantes brasileiros que afirmaram sofrer bullying em sua instituição de ensino passou de 30,9% em 2009 para 40,5% em 2019. Outro ponto da fragilidade psicológica que vem impactando crianças e adolescentes é a proporção delas que deixaram de ir à escola por se sentirem inseguras no local. No Brasil, esse número saltou de 5,4% para 11,4% em 10 anos.

O bullying pode ser considerado um dos primeiros passos por meio dos quais a escola começa a se tornar um ambiente de insegurança para crianças e adolescentes. — FOTO: Reprodução/Internet

Sendo assim, a discussão na sociedade sobre como implementar práticas educativas mais saudáveis e inclusivas nos espaços educativos é mais do que urgente. Para a SRE-GV, essa conversa é essencial, pois o bem-estar dos profissionais da educação reflete diretamente na qualidade do ensino, conforme explica a analista educacional Cleonice Cândido. 

“Educadores que estão emocionalmente equilibrados e saudáveis têm mais condições de oferecer suporte emocional e acadêmico aos alunos. Além disso, debater o tema contribui para a criação de uma cultura escolar mais inclusiva, empática e preparada para lidar com os desafios emocionais que afetam tanto os professores quanto os estudantes”, conta.

A formação adequada de profissionais da área da educação é essencial para garantir que a experiência escolar seja mais acolhedora. — FOTO: Adobe Stock

Por isso, a expectativa da organização é incentivar os participantes a promoverem uma perspectiva mais humanizada nas instituições de ensino, o que resultará na elevação do bem-estar de alunos e professores e, consequentemente, na melhoria do desempenho acadêmico. Além disso, Cleonice espera que essa discussão reduza o estigma ao redor do assunto. “Ao abordar o tema de forma proativa, queremos abrir espaço para diálogos contínuos sobre saúde mental e como ela pode ser integrada à rotina escolar”, diz.

Palestra

Especialista em saúde mental e gestão, o palestrante Dr. Anderson Rosa é mestre e doutor em Saúde Coletiva e Professor Doutor do Departamento de Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Durante a sua apresentação, ele discutirá sobre a importância de manter a saúde mental e emocional em equilíbrio na escola.

Para o especialista, esse tem sido um desafio não apenas para os alunos, mas também para educadores, gestores e colaboradores de todos os setores de uma instituição de ensino. “A ideia é falar da saúde mental de gestores e professores também. Faz parte da nossa qualidade de vida ter um ambiente de trabalho adequado, remuneração digna, ser bem visto pela sociedade, são fatores que fazem parte disso [e precisam ser discutidos]”, afirmou em entrevista recente.

Essa iniciativa será uma oportunidade de reflexão e compartilhamento de vivências sobre estratégias que podem ajudar a criar um ambiente escolar mais saudável. O objetivo da SRE-GV é atingir até 700 participantes. “Queremos garantir que o maior número possível de pessoas possa participar e se beneficiar do conteúdo”, declarou Cleonice.

Ações da SRE-GV

A palestra ‘Promoção da Saúde Mental nas Escolas’ é só uma da série de ações promovidas pelo Projeto Socioemocional da Secretaria Estadual de Educação (SEE), que está sendo implementado na rede estadual. Sendo assim, após o evento, a ideia é assegurar que os temas discutidos sejam convertidos em ações concretas nas instituições de ensino estaduais de Governador Valadares. 

A meta é aplicar as estratégias do projeto da SEE para auxiliar na identificação de sinais de esgotamento emocional e fornecer o suporte necessário a profissionais e alunos da rede. “Pretendemos fornecer material de apoio, formações contínuas para os educadores e criar um grupo de acompanhamento com foco na saúde mental”, explica a analista educacional da SRE-GV.

Cleonice e gestoras da SRE-GV em evento de apresentação do Projeto Socioemocional em setembro. — FOTO: Redes sociais

Além do projeto citado, a rede também já oferta o Curso de Extensão “Bem-estar e convivência: práticas para o desenvolvimento socioemocional” em parceria com o Instituto Ânima, e ainda há planos para a realização de novas ações que vão fazer a diferença no fortalecimento do diálogo entre alunos e professores. 

Inscrições

O evento ‘Promoção da Saúde Mental nas Escolas’ acontecerá nesta sexta-feira (11), das 8h às 12h, no auditório do Colégio Franciscano Imaculada Conceição (entrada pela rua São João – Centro), em Governador Valadares. 

Os interessados em participar da formação e aprender mais sobre como contribuir para um ambiente escolar acolhedor podem realizar a sua inscrição no formulário disponibilizado (clique aqui) até o dia do evento.

Para se inscrever, é necessário informar nome, e-mail institucional, telefone, cargo, unidade de trabalho ou estudo e escanear a declaração de uso de imagem preenchida (o documento está disponível no formulário).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM