A partir desta quinta-feira (13) o local de atendimento a pacientes que fazem hemodiálise no Hospital Nossa Senhora das Graças será no Hospital Bom Samaritano.
A mudança de atendimento do Centro para o Vila Isa aconteceu após inspeção realizada pela Vigilância Sanitária Municipal motivada pela Vigilância Sanitária Estadual, que constatou problemas com avaliação das amostras de água do Hospital Nossa Senhora das Graças. Além disso constataram problemas com infraestrutura e com suprimento de materiais necessários para atender adequadamente à demanda desses pacientes.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já estão sendo feitos contatos com os pacientes. E para garantir que todos sejam informados da substituição de local, servidores municipais estão no Hospital Nossa Senhora das Graças fornecendo informações para eventuais pacientes.
Nota do Hospital Nossa Senhora das Graças
O Hospital Nossa Senhora das Graças possui um serviço de nefrologia que atende mais de 110 pacientes crônicos que necessitam de tratamento de diálise. Confira a nota:
“Ocorre que, de forma arbitrária o serviço público municipal interditou o setor de hemodiálise baseado em laudos anteriores. Logo, de forma diligente e rápida foram feitas as correções e os laudos seguintes deram como adequadas as condições de uso, sem que qualquer paciente tenha apresentado problema de saúde durante todo o período do serviço que se presta ao SUS. Os pacientes não podem ficar sem diálise por horas quanto mais dias até a devida transferência para serviços que podem ser fora da cidade, aumentando ainda mais o tempo de espera para que possam receber o tratamento adequado. O Hospital Nossa Senhora das Graças repudia de forma veemente a forma como foi realizada a interdição, sem direito de apresentar defesa e em total desrespeito à lei e aos pacientes. Houve renovação dos equipamentos para um melhor atendimento aos pacientes, tudo de acordo com as normas vigentes e, inclusive, com fiscalização do ministério público que deu o seu acordo quanto às adequações e ao tratamento aos pacientes. O hospital, por meio do seu corpo médico, externa a sua imensa preocupação com os pacientes que não terão em tempo e hora adequada o tratamento que necessitam e em caso de intercorrência serão responsabilizados, nos termos da lei, os responsáveis por essa arbitrariedade”.
Nota do Hospital Samaritano
A Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS), mantenedora no Hospital Bom Samaritano (HBS), em parceria com o Instituto de Nefrologia Vale do Rio Doce (INVRD), responsável pelo serviço de Hemodiálise, e atendendo uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares, passa a prestar atendimento, em regime de urgência, aos pacientes que necessitam de cuidados nefrológicos e que até o momento eram atendidos pelo Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG).
Toda a equipe do Instituto está à disposição para realizar o atendimento, pelo tempo que for necessário. É importante frisar que todos os pacientes transferidos serão atendidos, porém, devido ao grande número será necessário um ajuste aos horários de atendimento com extensão dos turnos. Isso será feito provisoriamente, até a chegada de novas máquinas, já encomendadas, com previsão para o final do mês de julho.
Em atendimento às normas legais e portarias no Ministério da Saúde, fazemos um aporte nutricional, que é um lanche fornecido durante a permanência no instituto para a hemodiálise. Para pacientes que saem de suas cidades para o tratamento em Valadares, as prefeituras oferecem o Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e um vale-alimentação ou a própria alimentação no dia da hemodiálise.