[the_ad id="288653"]

Outubro Rosa Day: cursos de saúde da Univale levam prevenção ao câncer de mama no Conjunto Sir 

FOTO: Divulgação Univale

Câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil e no mundo

GOVERNADOR VALADARES – Durante todo o mês, a campanha do Outubro Rosa é dedicada à conscientização e prevenção do câncer de mama. De acordo com a Santa Casa de São Paulo, esse é o tipo que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. Por isso, sabendo da importância dessa conscientização, alunos dos cursos do Núcleo de Saúde da UNIVALE se reuniram em uma Unidade Básica de Saúde no Conjunto Sir, em Governador Valadares, para oferecer diversos serviços gratuitos para os moradores. A ação foi uma parceria com a Prefeitura de Governador Valadares.

Café da manhã, massagem, corte de cabelo, exames preventivos bem como muitos outros atendimentos foram oferecidos para quem passou pelo posto de saúde. Mas o principal objetivo da ação foi a conscientização da população, em especial as mulheres, sobre os cuidados e a prevenção do câncer de mama.

Palestras

Além disso, na parte da tarde, duas palestras fizeram parte da programação do Outubro Rosa Day. Ambas ministradas por professores do curso de Medicina da UNIVALE. A primeira foi com o médico oncologista, André Mendes de Vasconcellos, que abordou temas como a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Já o doutor em imunoterapia, Thalisson Arthur Ribeiro Gomides, levou informações sobre as opções de tratamento disponíveis e os avanços científicos na área.

Teve também programação para as crianças, com pesagem, pula-pula e pintura facial. Houve também uma sala de espera com a presença do curso de Fisioterapia. Nesse espaço, os profissionais estiveram disponíveis para tirar dúvidas e oferecer orientações sobre cuidados físicos e reabilitação durante e após o tratamento do câncer. Participaram do evento os cursos de Enfermagem, Educação Física, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia e Medicina da UNIVALE.

De acordo com a professora do curso de Enfermagem Sheila Furbino, a presença dos alunos no evento vai ao encontro dos objetivos da instituição. “Como a universidade é comunitária, entre seus objetivos está o de ofertar serviços para a comunidade. E esta unidade é campo de estágio dos cursos de Enfermagem e Medicina. Achei interessante porque, ao mobilizar a comunidade junto com a ESF, os alunos fortalecem o estágio e se aproximam da comunidade”, explicou.

Aluna do 3º período de Enfermagem, Rita Edwiges de Jesus Moura, apesar de ainda não estagiar, participou da ação, auxiliando no preenchimento do prontuário e na pesagem das crianças. “Acho que participar ajuda demais a ver como vai ser nosso ambiente de trabalho. É muito bom”, elogiou.

Serviços que foram oferecidos: 

– Coleta de preventivo para câncer de colo de útero; 

– Exame clínico de mama e solicitação de mamografia;

– Teste rápido para as IST’s (HIV 1 e 2, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C);

– Avaliação do cartão de vacina;

– Glicemia capilar e orientações sobre prevenção, monitoramento e tratamento de diabetes;

– Aferição de pressão arterial e orientações sobre prevenção, monitoramento e tratamento de hipertensão arterial;

– Avaliação de Bioimpedância;

– Ventosaterapia e massagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM