GOVERNADOR VALADARES – Governador Valadares receberá nesta sábado, (19) um dos maiores grupos sinfônicos do país. A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais realizará uma apresentação gratuita e ao ar livre. O evento acontecerá a partir das 20h, na Praça da Estação. Composta por 90 músicos de diferentes partes do Brasil e do mundo, a Orquestra apresentará um repertório eclético sob a regência do maestro José Soares.
O concerto integra a turnê estadual da Filarmônica, que percorre diversas cidades mineiras com o objetivo de democratizar o acesso à música de concerto. Em Valadares, a apresentação contará com interpretação em Libras, reforçando o caráter inclusivo da ação cultural. A iniciativa tem patrocínio da Cemig, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Governador Valadares.
Repertório diverso e celebração da música
Durante a apresentação, o público poderá apreciar obras de compositores como Richard Wagner, Bedřich Smetana, Camille Saint-Saëns, Johann Sebastian Bach, George Gershwin, Leonard Bernstein, Astor Piazzolla, Tom Jobim, Milton Nascimento, Nelson Ayres e Duda do Recife.
“O programa vai do romantismo europeu às sonoridades brasileiras e latino-americanas. Se Beethoven já proclamou uma Ode à Alegria, que façamos em todos esses concertos uma Ode a Minas Gerais e tudo o que podemos compartilhar do belo com a nossa orquestra”, declarou o maestro José Soares, responsável pela regência.
Segundo ele, o concerto será dividido em duas partes. A primeira foca em obras vibrantes de três diferentes nacionalidades: Alemanha, República Tcheca e França. A segunda parte mergulha no continente americano com a música de Gershwin, Bernstein e Piazzolla. Isso até desembocar em ritmos brasileiros com Jobim e compositores nacionais contemporâneos.
Sobre a orquestra
A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais começou em 2008. E, atualmente conta com 90 músicos e já recebeu reconhecimento nacional e internacional. Entre as notoriedades, inclui uma indicação ao Grammy Latino em 2020. Com sede em Belo Horizonte, na Sala Minas Gerais, a orquestra realiza temporadas de concertos e mantém um calendário de apresentações gratuitas e ações educativas em diversas localidades.
A turnê da Filarmônica acontece por meio do Instituto Cultural Filarmônica, em parceria com o Governo de Minas Gerais, Funarte e Ministério da Cultura.








