Além dos suspeitos, na ação foram apreendidos aproximadamente 5 kg de entorpecentes, grande quantia em dinheiro, uma balança de precisão e aparelhos celulares
Na manhã desta sexta-feira (22), a 16ª Delegacia de Polícia Civil de Jequitinhonha, com apoio da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Almenara, deflagrou em Joaíma, no Vale do Jequitinhonha, a Operação Xedes.
A Polícia Civil já vinha monitorando o local e ao fazer a abordagem, foram localizados 3 homens, com idades entre 19 e 24 anos, uma mulher, de 19 anos, e uma adolescente, de 17 anos. Com eles havia 22 tabletes de maconha, 1 tablete de crack, 146 pedras de crack, 48 buchas de maconha embaladas para comercializar, um vasilhame com sementes de maconha, totalizando aproximadamente 5 kg de entorpecentes. Além disso, foram encontrados também uma quantia de R$ 2.114 em espécie, uma balança de precisão e 5 aparelhos celulares. Os homens e a mulher foram presos em flagrante e a adolescente apreendida, juntamente com o material encontrado.
De acordo com a Polícia Civil, parte das drogas havia acabado de ser entregue pelos Correios. Essa seria a forma que os suspeitos encontraram para receber o material dos fornecedores.
Os suspeitos vinham sendo investigados pela equipe da PCMG pela prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e corrupção de adolescentes. E a adolescente, pela prática dos atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas e associação.
O nome da Operação, “XEDES” (Sedex ao contrário), faz menção à forma de recebimento dos entorpecentes apreendidos.