A Polícia Federal cumpriu cinco mandados de busca e apreensão pela Operação Refúgio da Montanha, realizada nesta terça-feira (8), em Governador Valadares e na Bahia – em Salvador e Lauro de Freitas.
Segundo a PF, a operação foi realizada para prender Álvaro Delanney Barros Menezes, foragido da Penitenciária de Salvador. Ele foi solto mesmo após o cumprimento de mandado de prisão preventiva, no dia 9 de julho de 2020.
Ainda de acordo com a PF, a soltura foi considerada inadequada, uma vez que a prisão temporária dele havia sido convertida em prisão preventiva e o novo mandado foi cumprido em 3 de julho de 2020.
Um inquérito foi instaurado para apurar o caso e, de acordo com a PF, depois de sair da Penitenciária, o suspeito fugiu para Governador Valadares e se escondeu em um sítio localizado na Ibituruna.
Foram cumpridos também mandados de busca contra as pessoas que apoiaram o foragido no local durante o período em que ele se manteve escondido, para buscar novos componentes envolvidos com o tráfico internacional de drogas.
Os veículos encontrados no sítio foram apreendidos e permanecerão à disposição da Justiça Federal de Salvador. A operação foi realizada de maneira conjunta com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) de Governador Valadares, coordenada pela Polícia Federal e também composta pelas polícias Civil, Militar e Penal.