Motociclista, ciclista, motorista, pedestres – todos eles fazem parte do ambiente de trânsito -, e, é claro, que as crianças também têm o lugar delas nesse vai e vem pelas ruas, que faz parte da rotina. E foi pensando em educar cidadãos conscientes desde a infância sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito, que o projeto Operação Porta de Escola visitou, neste sábado (30), a Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz, no bairro Maria Eugênia, em Governador Valadares.
“Há mais de 15 anos, o Departamento de Trânsito da cidade, através de seus agentes, realiza este trabalho na rede municipal e na rede particular. Este trabalho é importante a gente fazer desde pequeno, porque mesmo a criança não entendendo todo o conceito do trânsito, ela já vai absorvendo, ano após ano. Ali a gente vai mudando o esquema da palestra fazendo uma coisa mais voltada para sinalização, sobre o dia a dia, para os futuros motoristas”, contou o agente de trânsito Arnaldo Júnior sobre o projeto Operação Porta de Escola.
O projeto, que é uma parceria do Departamento de Trânsito com as escolas do município, tem como tema “Conexão Escola: interligando vidas, saberes e territórios”, com a proposta de educar sobre o trânsito de uma forma lúdica.
“Este projeto a gente vem trabalhando a mais ou menos um ano já. É um projeto que a gente quer que os alunos entendam um pouquinho do território onde eles vivem, principalmente no trânsito da casa deles até a escola, para que eles possam conhecer o território que eles usam diariamente. Acaba que eles [as crianças] ensinam os pais a como se comportarem no trânsito”, disse Elizabeth Vieira, professora e coordenadora do projeto na Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz.
Nesta mistura de brincadeira e assunto sério, quem se diverte são os alunos que aproveitam o momento para aprender novas lições e pôr em prática no dia a dia, não é Barbará? Conta o que você aprendeu hoje?
“Eu aprendi que tem muitas regras no trânsito. Se o sinal estiver amarelo, você precisa prestar atenção; o verde é pra seguir; o vermelho quer dizer que você precisa parar, porque às vezes pode ter muitos pedestres passando. É muito importante ficar atento no trânsito, porque se a pessoa não ver o sinal vermelho, depois que ela tá passando, é perigoso acontecer alguma coisa ruim com a pessoa. E a gente não pode só confiar no semáforo, tem que também olhar para os lados”, disse Bárbara Rodrigues, aluna da escola.