GOVERNADOR VALADARES – As Polícias Civil, Militar e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagraram nesta terça-feira (22) a segunda fase da Operação Scutus. A ação tem como objetivo combater uma organização criminosa que atua em diversos municípios do Vale do Rio Doce. As investigações apontam que a quadrilha é responsável por crimes como homicídio, tráfico de drogas, roubos e corrupção de menores.
De acordo com o MPMG, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão em cidades como Belo Horizonte, Coluna, Curvelo, Frei Lagonegro e São José do Jacuri.
As investigações apontaram que a organização criminosa, além de atuar no tráfico de drogas e homicídios, recrutava jovens para a prática de crimes e praticava roubos em residências, especialmente de idosos e pessoas que possuíam armas de fogo.
Resultados da operação
A primeira fase da Operação Scutus, realizada em março deste ano, já havia resultado na prisão de diversos membros da organização criminosa. Com a segunda fase, as autoridades esperam desarticular completamente a estrutura criminosa e garantir a segurança da população.
A operação contou com a participação do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), regional Governador Valadares, em apoio a Promotoria de Justiça de Peçanha. Atuaram em conjunto as Polícias Civil (PC) e Militar (PMMG).
Significado de Scutus
O nome da operação, Scutus, tem origem no latim e significa “escudo”. A escolha do nome simboliza a intenção de proteger a população do Vale do Rio Doce da ação criminosa da organização.