CARATINGA – Uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar resultou na apreensão de armas, drogas, munições, veículos furtados e na prisão de um homem e na apreensão de dois adolescentes em Caratinga e Ubaporanga. A Operação Força Bruta foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (10), com o objetivo de cumprir mandados judiciais relacionados a um homicídio qualificado ocorrido em 31 de maio, no bairro Esplanada, em Caratinga.
Coordenada pela 2ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Caratinga e pelo 62º Batalhão da Polícia Militar, a operação teve como foco desarticular uma associação criminosa envolvida com tráfico de drogas e crimes violentos. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e dois de internação provisória, expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Caratinga, no curso de um inquérito policial que investiga a motivação e os autores do homicídio.
Durante o cumprimento dos mandados, um adolescente de 17 anos foi apreendido em uma casa no bairro Nossa Senhora Aparecida. Segundo a polícia, ele já tinha passagens por atos infracionais análogos a crimes diversos e um mandado de internação em aberto. No local, os agentes encontraram um revólver calibre .38, munições, uma balança de precisão, um colete balístico e uma grande quantidade de maconha.
Em outro endereço, também no bairro Nossa Senhora Aparecida, foi preso um homem de 43 anos com histórico criminal por tráfico de drogas. Na casa, os policiais apreenderam cocaína, um tablete de maconha, pinos para embalo da droga, mais munições e outro colete balístico.
Além disso, duas motocicletas com registro de furto e roubo foram localizadas e apreendidas durante as diligências. A operação também contou com o apoio de cães farejadores do 11º BPM, pertencentes à ROCCA-PMMG.
De acordo com o delegado Sávio Moraes, titular da Delegacia de Homicídios de Caratinga, a operação foi deflagrada após a análise de provas consistentes que apontam não apenas a autoria e a motivação do homicídio — relacionada à disputa por ponto de tráfico — como também indícios de atuação em grupo criminoso.















