A Polícia Federal prendeu um contrabandista de pessoas, nesta quarta-feira (13), em Dom Cavati. A prisão aconteceu durante a ‘Operação Trinta Réis’. A ação teve como objetivo combater crimes de promoção de migração ilegal em toda a região do Vale do Rio Doce.
Dessa forma, durante a operação, a PF representou por três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva. Todos expedidos pela Justiça Federal de Valadares e cumpridos na cidade de Dom Cavati.
De acordo com informações, entre dezembro de 2020 e março de 2021, o investigado preso preventivamente promoveu a migração ilegal de ao menos 17 pessoas para os Estados Unidos via México.
Portanto a investigação aconteceu após informação prestada pelo Oficialato de Ligação em El Passo/Texas – EUA. A informação dava conta do envolvimento do suspeito na promoção de migração ilegal para os Estados Unidos.
De acordo com a PF, o preso responderá pelo crime de tráfico de pessoas. No entanto se condenado, poderá cumprir até 5 anos de reclusão por cada crime cometido, podendo a pena ultrapassar 30 anos de condenação.
Apreensões
Houve também a determinação de bloqueio de ativos financeiros, apreensão e arresto de diversos veículos, arma de fogo, imóveis, dinheiro e criptoativos destinados à ocultação de valores obtidos ilicitamente. (PFMG)