O fim de semana foi de festa em Timóteo, com a abertura das Olimpíadas Escolares 2022. Em sua terceira edição, os jogos estudantis foram abertos oficialmente no sábado (11), na Praça 29 de Abril, Centro Sul da cidade. A abertura contou com corrida rústica, solenidade com as autoridades presentes, desfile das delegações, acendimento da pira olímpica e juramento do atleta. Ainda no dia foram entregues as primeira medalhas aos vencedores da corrida rústica.
As Olimpíadas Escolares de Timóteo reúne 1.200 alunos de 15 escolas municipais, estaduais, particulares e de ensino técnico. A atividade contou com a presença ilustre da medalhista olímpica em Pequim 2008, Lucimar Aparecida de Moura. A atleta falou sobre a alegria em participar da abertura dos jogos e lembrou que iniciou a prática esportiva graças às atividades de educação física, por meio dos jogos escolares.
“Gostaria de parabenizar a Prefeitura de Timóteo e a Secretaria de Educação por esse evento. Espero que vocês (estudantes) tenham jogos abençoados e que respeitem as regras, o trabalho em equipe e nunca desistam dos seus sonhos. Através do esporte conheci o mundo e alcancei o meu objetivo de conquistar uma medalha olímpica”, destacou Lucimar, que é natural de Timóteo e atualmente mantém um instituto de formação esportiva que leva o seu nome.
Para a secretária municipal de Educação, Márcia Lessa, a abertura das Olimpíadas foi uma grande emoção, depois de dois anos sem realizar as atividades por causa da pandemia. “Sabemos que os alunos gostam de participar e cobram dos professores a presença das escolas nos jogos. Agradeço aos professores que encararam o desafio, pois o tempo de preparação foi curto. Mesmo com essas dificuldades tivemos uma participação recorde e tenho certeza que será um sucesso”, disse.
O vice-prefeito, José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, exaltou os valores que a prática esportiva consolida na formação dos estudantes como a disciplina, o respeito às regras e aos demais participantes. “É uma realização muito grande contar hoje aqui com a Lucimar que foi aluna da rede municipal e saiu de Timóteo levando o nome da nossa cidade para o mundo através do esporte. Gostaria de aproveitar e mandar um abraço e agradecer a todos os profissionais e trabalhadores da Educação pelo empenho em tornar as olimpíadas escolares uma realidade”, afirmou.
O prefeito Douglas Willkys também destacou a satisfação e orgulho de participar desse momento especial que foi a abertura das Olimpíadas Escolares, principalmente pelo envolvimento dos alunos, professores, das escolas e das famílias que marcaram presença na Praça 29 de Abril. “O esporte tem a característica de evidenciar numerosos valores que são muito importantes na formação de todo cidadão”, pontuou o prefeito de Timóteo.
Depoimentos
“As Olimpíadas Escolares de Timóteo são uma forma de fomentar o esporte, envolvendo os alunos em um evento bem organizado. Os alunos gostam e se envolvem. Esperamos repetir a performance que tivemos em 2019 quando fizemos história, pois ganhamos o maior número de medalhas e fomos campeões gerais das olimpíadas”. – Thaísa Almeida, professora de Educação Física d Centro Educacional Católica do Leste de Minas (CEC-MG).
“Os alunos ficam ‘loucos” esperando as olimpíadas escolares. É ótimo, pois eles podem interagir com estudantes de outras escolas, sair da sua rotina e conhecer outras modalidades esportivas. Tivemos alunos que se classificaram para os jogos regionais, então foi uma oportunidade de eles conhecerem um novo mundo através da prática esportiva”. – Cláudia Calhau, professor de Educação Física da Escola Estadual Leôncio de Araújo
“Os estudantes estavam ansiosos para participar das olimpíadas, de conviver com outros alunos depois de dois anos de paralisação. Nossa expectativa é reafirmar, por meio dos jogos, questões como caráter, responsabilidade e disciplina. A prática esportiva ajuda na socialização dos alunos e também no comportamento deles dentro de sala de aula”. – Marcely Anício Almeida Lafaite, professora de Educação Física da Escola Municipal de Timóteo, da Escola Estadual Antônio Silva e do IMETT.